Autoridade Tributária esclarece as obrigações fiscais que esperam os futuros contribuintes

Numa sessão dinâmica e muito participada, foram muitas as dúvidas esclarecidas pelos três funcionários da entidade que se deslocaram ao Técnico.

Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) veio ao Técnico, esta quarta-feira, 10 de outubro, para esclarecer os alunos sobre as obrigações fiscais que os esperam na chegada à nova etapa que se aproxima: a entrada no mercado do trabalho. A preencher as filas do Anfiteatro Abreu Faro estavam maioritariamente alunos do 5º ano, mas não só, desejosos de esclarecer as dúvidas sobre os procedimentos a seguir, as diferenças entre os diferentes regimes e ainda descobrir alguns detalhes importantes para que estas tarefas se tornem o mais simples possíveis.

Em cima do palco e prontos a dar as melhores orientações possíveis aos alunos do Técnico, estavam três representantes da AT, surpreendidos com a adesão massiva ao Técnico. De forma muito simples, mas ao mesmo tempo muito elucidativa, foram transmitindo os procedimentos a seguir no caso de no futuro os alunos optarem por trabalhar por conta de outrém, por conta própria, ou ainda de rumarem ao estrangeiro para exercer a sua atividade profisisonal. A importância de pedir e verificar faturas, os prazos a cumprir, as categorias de rendimentos, e as isenções possíveis foram sendo  abordadas ao longo de mais de uma hora. “Pedir fatura é um dever de colaboração”, frisava um dos elementos da AT. Para tornar a sessão mais dinâmica, os oradores recorram a vários quizzes, desafiando os alunos a dar as respostas acertadas que os prepararam para futuramente serem contribuintes de excelência.