BioMind: 24 horas a inovar na área da biomédica

A iniciativa organizada pelo Núcleo de Engenharia Biomédica do Técnico, pelo segundo ano consecutivo, desafiou as equipas participantes a criaram soluções de IT na área de terapêutica.

Depois de uma primeira edição de sucesso, o BioMind – Make it in 24hours, organizado pelo Núcleo de Engenharia Biomédica do Técnico, só podia ser para repetir.  No passado mês de fevereiro, entre os dias 16 e 17, a iniciativa – criada com o intuito de aproximar os alunos participantes às empresas através da resolução de um desafio real- voltou a ser um sucesso cativando cerca de 90 participantes, de entre os quais estavam vários alunos de Engenharia Biomédica, mas também de outras faculdades do país. “Contribuiu para este facto a formação da Associação Nacional de Estudantes de Engenharia Biomédica (ANEEB) e a relação mais estreita que temos com os núcleos de engenharia biomédica de todo o país. Consideramos que o evento já começa a ser reconhecido pela nossa comunidade, não só estudantil, mas também pelo mercado empresarial”, explica Ricardo Oliveira, um dos alunos que integra a equipa organizadora da iniciativa.

Durante 24 horas, as várias equipas trabalharam para desenhar uma solução que promova a adesão à terapêutica com recurso a tecnologias de informação, desafio proposto pela Glintt. No final, e através de um pitch de 3 minutos, as equipas foram avaliadas por um júri que contou com representantes do Técnico, Glintt, Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, José de Mello Saúde e Luz Saúde. As ideias tinham de estar enquadradas com o repto que foi colocado: “Como promover a adesão à terapêutica através de soluções de IT?”, e ao desafio surgiram vários tipos de resposta, nomeadamente wearables, dispensadores inteligentes, soluções de mHealth, etc. A ideia que acabou por se sagrar vencedora foi a Memento 21, uma solução que garantia a monitorização contínua com recurso a nanotecnologias.

“O balanço da iniciativa é bastante positivo, tudo aquilo que idealizámos foi realizado com sucesso”, declara Ricardo Oliveira, não esquecendo o espaço para melhorias que ainda existe. “Um facto que nos deixa bastante ansiosos e expectantes sobre o que se pode esperar numa 3ª edição!”, remata o elemento da organização.