BNP Paribas distingue mérito académico de aluno do mestrado em Matemática e Aplicações

O aluno distinguido, Armando Sobrinho Assembleia, recebeu esta quarta-feira o prémio das mãos dos representantes do BNP Paribas que marcaram presença na cerimónia.

Armando Sobrinho Assembleia, aluno do mestrado em Matemática e Aplicações é o vencedor da 1.ª edição do prémio mérito BNP Paribas Introdução à Matemática Financeira. O estudante destacou-se por ser o melhor aluno da unidade curricular (uc) do Departamento de Matemática (DM), obtendo a classificação final de 19 valores e conquistando o prémio monetário no valor de 1.350 euros.

A cerimónia de entrega da distinção decorreu esta quarta-feira, 15 de setembro, e contou com a presença do presidente do Técnico, Rogério Colaço, do vice-presidente do Técnico para as ligações Empresariais e Operações, professor Pedro Amaral, e de dois representantes do BPN Paribas, François Girardot, Quantitative Researcher, e Christopher Claude, Head of RISK Iberian Hub- Lisbon.

O presidente do Técnico aproveitaria a oportunidade para agradecer mais uma vez a parceria do banco,  enaltecendo o valor desta ligação ao tecido empresarial, lembrando que para formar talento, é fulcral “saber o que as empresas precisam e esperam desse talento”, conhecendo e contactando com os problemas que as empresas enfrentam para “ensinar melhor, investigar melhor e formar pessoas da melhor forma”.

Felicitando o estudante pela distinção e pela nota que lhe dá origem, o professor Rogério Colaço frisava o orgulho da Escola em ter alunos com este nível, sublinhando serem estes que “elevam a fasquia e aumentam a nossa responsabilidade”.

Salientando a honra em receber este prémio, Armando Sobrinho Assembleia partilhava a sua convicção de que “esta parceria entre o Técnico e o BNP Paribas representa um passo importante para o futuro da academia, porque penso que as universidades devem tentar esbater a lacuna que existe entre elas e as empresas ou os bancos”, referia, salientado a sua satisfação por a sua Escola ter encontrado uma maneira de fazer isto através destas parcerias. No leque de agradecimentos  do aluno também não foi esquecido o BNP Paribas pela participação no curso, nomeadamente através de um workshop que descreveu como extremamente importante “para percebermos que o que estávamos a aprender podia ser utilizado na prática”.

No âmbito deste prémio de mérito é também atribuído um donativo ao Departamento de Matemática, enquanto responsável pela uc, no valor de 900 euros, para melhoria das condições de aprendizagem.  O professor José Mourão, presidente do DM e a professora Claudia Philippart, docente da uc, reforçaram os agradecimentos pelo apoio, mas sobretudo por esta parceria que acrescenta valor às atividades de ensino e investigação da escola. Lembrando os frutos que esta parceria tem dado, e antevendo os que se podem seguir, a professora Claudia Philippart partilhava o seu desejo de que a ligação perdure “não só pelo prémio que também é importante, mas essencialmente  porque este tipo de cooperação é importante e beneficia todos os estudantes”.

São candidatos ao prémio de mérito BNP Paribas Introdução à Matemática Financeira, que será atribuído anualmente, todos os estudantes do Técnico inscritos na uc. O galardão  é uma das muitas iniciativas de colaboração estabelecidas no seguimento da adesão do BNP Paribas à rede de parceiros do Técnico a 3 de fevereiro de 2020.