Bondalti e Fundação Amélia de Mello distinguem aluna de Engenharia Física Tecnológica

Maria Francisca Góis arrecadou o galardão que premeia o melhor aluno da unidade curricular de Química Geral.

Maria Francisca Góis, aluna do mestrado integrado em Engenharia Física Tecnológica, foi a vencedora da 2.ª edição do Prémio de Mérito Bondalti/ Fundação Amélia de Mello em Química Geral. Na origem desta distinção está a brilhante classificação final de 20 valores obtida pela estudante nesta unidade curricular (uc) no ano letivo de 2019/2020.

O prémio, que tem um valor monetário de 1290 euros, foi entregue esta quarta-feira, 23 de setembro, numa cerimónia que contou com o secretário-geral da Fundação Amélia de Mello (FAM), Jorge Quintas,  e do diretor de Recursos Humanos da Bondalti, Luís Wissmann. Do lado do Técnico, marcaram presença o presidente da Escola, professor Rogério Colaço, o professor Pedro Amaral, vice-presidente para as Ligações Empresariais e Operações, a presidente do Departamento de Engenharia Química (DEQ), professora Teresa Duarte, a responsável pela uc, professora Ana Rego, e ainda a docente que lecionou Química Geral à aluna premiada, professora Luísa Martins.

Na sua breve intervenção o presidente do Técnico salientou a “honra de poder atribuir este prémio FAM/ Bondalti, representativo de uma relação centenária do Técnico com o grupo CUF, que engloba antigos alunos e professores da nossa escola”. O professor Rogério Colaço destacou ainda a importância destes galardões, “pelo que termos, neste momento, parceiros que nos apoiam nessa atribuição e reconhecimento dos nossos estudantes é um motivo de orgulho”.

O secretário-geral da FAM lembrou Alfredo da Silva, fundador do grupo CUF, e que era também ele “um excelente aluno de Química que frequentou uma escola de excelência”. “Um aluno brilhante merece os parabéns assim como a escola e os professores que acompanham estes alunos. É assim para nós muito importante o compromisso com a escola, com Portugal, com a educação que é muito importante na construção de uma sociedade”, declarava, ainda, Jorge Quintas.

A ideia de que o mérito dos estudantes deve ser premiado foi também vincada pelo diretor de Recursos Humanos da Bondalti que sublinhou “a tradição da sua empresa no apoio e investimento na investigação a nível académico e que valoriza e reconhece a meritocracia, que no nosso entender um bom aluno deve ser reconhecido e publicitado”.

Ainda que de forma sucinta, a aluna vencedora não deixou de agradecer este reconhecimento que considera “um ótimo estímulo para os alunos”. “Foi uma grande surpresa receber este prémio”, revelou ainda a aluna.

Além do reconhecimento do mérito dos alunos da uc, este prémio contempla ainda uma doação, no valor de 860 euros, ao DEQ que tem como objetivo apoiar o investimento na melhoria do ensino e aprendizagem. A professora Teresa Duarte fez também questão de agradecer “à FAM e à Bondalti a atribuição deste prémio que apoia e valoriza o aluno bem como o Departamento no ensino”.