CA2ECTécnico: Santander continua a premiar mérito dos projetos desenvolvidos pelos Núcleos de Alunos

São inúmeras as horas de entrega e imensurável o esforço despendido pelos alunos que integram os Núcleos de Estudantes da Escola. Dão vida a projetos disruptivos, com os quais querem complementar a formação académica, procurando ir mais longe, levando consigo o nome do Técnico. O Concurso de Apoio às Atividades Extracurriculares dos Núcleos de Estudantes (CA2ECTécnico) procura premiar tudo isto, e o Santander tem tido um papel central neste reconhecimento. Este ano, com o apoio do banco, foi possível distinguir 19 projetos com um total de 20 mil euros. A sessão de entrega dos prémios decorreu esta quarta-feira, 15 dezembro, no Salão Nobre do Técnico.

Na abertura da sessão, a vice-presidente do Técnico para a Gestão Financeira, Dra. Isabel Dias, realçou a relevância destas iniciáticas que evidenciam e distinguem “a capacidade de trabalho e de resiliência” dos alunos. Revelando as inúmeras candidaturas que receberam nesta edição e destacando a qualidade de todas, a vice-presidente do Técnico, que integrava o júri, afirmou que perante a necessidade de escolha foram tomadas decisões mais estratégicas, com  alguns projetos a serem escolhidos “pela continuidade, outros pela inovação e pela diferença”. “Agradeço a vossa capacidade de trabalho e resiliência”, colmatou.

A diretora do Santander Universidades, Dra. Cristina Neves, na sua breve intervenção, realçou o valor que o banco atribuí ao desenvolvimento destas atividades que permitem “o desenvolvimento de competências diversificadas e complementares”. “Consideramos que estas iniciativas dos núcleos enquanto atividades complementares à atividade pedagógica e científica que tem no vosso dia a dia, e que é uma das mais completas que existe ao nível europeu, são fundamentais para desenvolver competências para o vosso futuro”, disse.

Orgulhosa por fazer parte da comunidade de alunos que fazem estes projetos acontecer, Beatriz Isidro, vice-presidente aluna do Conselho Pedagógico (CP), destacou o  significativo crescimento do número de núcleos de estudantes, destacando que isso por si só demonstra a vontade  de inovar, de desenvolver projetos com qualidade  e “reflete a capacidade de trabalho” que carateriza os alunos do Técnico. “É absolutamente extraordinário ver como toda a vossa inovação continua a acontecer, e  nem quero imaginar como seria se houvesse mais incentivos como este”, declarou.

Pelo impacto que o apoio tem no progresso das várias atividades, e sobretudo pela ajuda que representa na projeção do futuro, os porta-vozes dos núcleos de estudantes, que deram a conhecer os projetos premiados através de uma breve apresentação, fizeram sempre questão de agradecer o apoio do Santander e o encorajamento que com ele chega.

Na edição 2021/2022 dos prémios, o Santander distinguiu os projetos:

• UAV-ART (AeroTéc), 1.300 euros;
  • BEST Inside View (BEST ), 300 euros;
  • European BEST Engineering Competition (BEST) 1.500 euros;
  • IX Jornadas de Civil (Fórum Civil), 800 euros;
  • AI-assisted driver training (FST Lisboa), 000 euros;
  • GameDev Técnico Game Jams (GameDev Técnico), 1.000 euros;
  • TecStorm’22 (JUNITEC), 1.000 euros;
  • Curso de Primeiros Socorros(NEBIST), 700 euros;
  • VII Semana da Bioengenharia (NEBIST), 650 euros;
  • Jornadas de Engenharia do Ambiente (NEEA), 500 euros;
  • NEECTalks Studio (NEECIST), 1.000 euros;
  • Lisbon Case Study Competition (NEEGI) 1000 euros;
  • Torneio de E-Sports (NEIIST), 1.000 euros;
  • Encontro Nacional de Estudantes de Materiais (NEMat), 1.500 euros;
  • XXXV Edição das Jornadas da Engenharia Química (NEQIST), 750 euros;
  • Escola de Verão de Astronomia 2022 (NFIST), 1.000 euros;
  • PSEM (PSEM), 2.000 euros;
  • Desenvolvimento Motores BLDC e controladores para o protótipo Urban Concept FCEV (Técnico Fuel Cell), 1.000 euros;
  • Gravação e masterização de um CD TUIST com respetivos videoclips (TUIST), 1.000 euros.