Campus e Comunidade

Caminhos para a Sustentabilidade Ambiental voltam a estar em foco nas JEAmbi

As Jornadas de Engenharia do Ambiente abordam, através de um programa vasto de atividades, uma panóplia de temas muito atuais.

O Ambiente e a Pandemia, a Utilização do Hidrogénio, a Descarbonização da Sociedade e a Construção Sustentável são apenas alguns dos temas em foco na 12.ª edição das Jornadas de Engenharia do Ambiente(JEAmbi). Mais uma vez o evento volta, através de um programa recheado, a disponibilizar muito conhecimento aos interessados por esta área, fazendo a necessária ponte com a indústria, trazendo a palco vários especialistas da área, e colocando em debate temas cruciais dos nossos tempos.  Este ano tudo isto está ainda mais acessível, uma vez que as sessões se realizam inteiramente através da plataforma Zoom, estando as atividades abertas a todas as pessoas com interesse pela área.

O programa deste ano contempla muitas palestras, painéis de debate e também um Workshop sobre Alimentação Vegetal, Saudável e Sustentável, e uma sessão com antigos alunos.

O ano passado cerca de 200 participantes passaram pelas atividades. Este ano ainda antes da data de arranque do evento, 3 de março, as JEAmbi 21 já contavam com um número de inscritos que ultrapassava as 4 centenas. Este interesse aumentou as expetativas quanto à adesão ao evento, que viriam a ser confirmadas já no decorrer do evento, onde foi possível confirmar a ampla participação nas palestras.  Foi também difícil ficar indiferente à forma ativa como os participantes se envolviam, colocando questões e tentando esclarecer todas as dúvidas que restavam, o que por si só demonstrava o interesse que as temáticas abordadas suscitaram.

A palestra da professora Elvira Fortunado, docente e vice-reitora da Universidade Nova de Lisboa e líder do CENIMAT – Centro de Investigação de Materiais,  seria uma demonstração de como todo o conhecimento  exposto nestas sessões é capaz de suscitar  a curiosidade dos participantes. O tema da apresentação – “Sustentabilidade não é uma opção, é sim uma obrigação”- era por si só extremamente convidativo. A docente começaria por vincar que uma das soluções em termos de sustentabilidade passa pelo processamento de materiais não tóxicos e abundantes e pela utilização de tecnologias “amigas” do ambiente, vincando que esta é uma estratégia seguida há vários anos no seu laboratório.

Ao longo da apresentação foi possível perceber as potencialidades da celulose, um dos materiais com que sua equipa mais trabalha, e que a professora Elvira Fortunato destacou como “abundante, renovável, leve, flexível e de baixo custo”. A docente explicaria depois a forma como este material pode ser usado na eletrónica, “ajudando a resolver um bocadinho do problema mundial do lixo eletrónico”. “Mesmo não sendo a solução para todos os males, pode contribuir para a sua resolução”, realçava.

Para além de poder ser aplicada na produção de transístores, a celulose, e tal como mostrou a investigadora, pode também ser usada em testes rápidos de diagnóstico para a glicose, o colesterol e o ácido úrico, uma aplicabilidade que já está a ganhar vida no seu laboratório através de vários projetos.

Este formato online, que acaba por influenciar a adesão ao evento, permitiu ainda à organização ter presentes oradores que não se encontram em território nacional, possibilitando “também alcançar participantes de outras zonas do país e do mundo”.

Para Inês Rico, presidente das JEAmbi esta “experiência online poderá servir como ponto de partida para inovações que melhorem o aproveitamento das Jornadas em edições futuras”. “Não digo que as jornadas passem a ser totalmente online, até porque, apesar de tudo, sabemos que os eventos presenciais também apresentam as suas vantagens. No entanto, consideramos que poderá vir a ser uma boa hipótese a realização de eventos ‘híbridos’”, declara a aluna.

Esta sexta-feira, 5 de março, é ó último dia do evento, mas nem por isso o interesse do programa se desvanece, e os vários painéis permitirão explorar os temas da Bio Arquitetura,  Bio construção, Crimes e Infrações Ambientais, e muito mais.