Cerca de 70 empresas recrutam na Jobshop do Técnico

Na 29ª edição do evento são várias as novidades, sendo cada vez mais as empresas que aderem à iniciativa.

O maior evento da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) já começou. Entre 9 e 11 de maio, todos são convidados a entrar no jogo da procura de emprego, como aliás sugere o lema “Get in the game”, estabelecendo contatos e perspetivando hipóteses no mercado de trabalho. Sonae, PWC, Deloitte, Nokia,  Synopsys e EDP, são apenas algumas das setenta empresas presentes na tenda da JobShop.

“Este ano notamos que os alunos estão a envolver-se mais”, revela Margarida Bandeira, Coordenadora da Comunicação da AEIST. “Os alunos sentem vontade de vir aqui, pela dimensão, pela proximidade, têm tudo no mesmo sítio, sem sair da escola, e aqui podem conseguir algo que todos querem: emprego”, acrescenta. Nesta 29ª edição, a organização criou uma plataforma de entrega de currículos que facilita o processo de entrega dos mesmos: “o beamian é uma plataforma que associa os dados individuais dos alunos assim como currículos ao cartão de estudante. Depois ao virem à tenda, basta passarem o cartão no stand de cada empresa, e o currículo automaticamente fica submetido”. Além disso, a AEIST disponibilizou uma sala onde as empresas podem fazer entrevistas.

“Nós trabalhamos o ano inteiro para isto e, portanto, estes três dias são o culminar de um ano de trabalho, e ficamos muito satisfeitos quando temos impacto na vida dos alunos”, afirma Margarida Bandeira. “Há vários alunos a arranjar emprego aqui. É uma feira onde se estabelecem relações muito importantes”, adianta a coordenadora da AEIST.

Pedro Nunes, representante da Thales Portugal na Jobshop, realçou a importância que a empresa atribui a esta participação: “para nós o Técnico é uma referência a nível da qualidade dos alunos, e por isso recrutar aqui é essencial para nós”. A empresa tem neste momento cinco vagas em aberto e acredita que as terá preenchidas no final da feira de emprego: “acredito que vou sair daqui com estas cinco vagas muito bem preenchidas”.

Além dos stands, as várias empresas vão também dando palestras, onde divulgam ofertas de estágio, preferências de perfis profissionais, âmbitos de atuação e estratégias de mercado. Tudo num ambiente genuinamente dinâmico, onde de banca em banca os alunos vão procurando um lugar ao sol no mercado de trabalho.