CONNECT: um novo palco no Técnico para explorar o empreendedorismo

Apesar de esta ser a 1.ª edição do evento, coorganizado pela JUNITEC e a Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST), a adesão às várias atividades foi bastante significativa.

Aproximar os estudantes do mundo do empreendedorismo é o principal objetivo do CONNECT, uma iniciativa promovida pela Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) e pela Júnior Empresa do Instituto Superior Técnico (JUNITEC), cuja 1.ª edição aconteceu entre os dias 29 e 31 de março. Os alunos com curiosidade ou queda para o empreendedorismo tiveram oportunidade de assistir a um leque diverso de formações com vários empreendedores e outros profissionais à área, mas puderam mesmo ir mais longe testando o valor das suas ideias, apresentando e recebendo feedback de incubadoras ou empresas de renome.

De acordo com Mariana Candeias, coordenadora do Gabinete de Emprego, Formação e Empreendedorismo (GEFE) da AEIST e um dos elementos responsáveis pela organização do CONNECT, esta era uma ideia que vinha sendo marinada há algum tempo. “A AEIST já tinha em mente em mandatos anteriores criar uma atividade mais direcionada para o empreendedorismo. A vontade também existia do lado da JUNITEC que, como todos sabem, está muito ligada à inovação, e acabamos por nos aliar na promoção do evento”, explica a aluna. “O mundo do empreendedorismo está a crescer cada vez mais, e se antes existia algum ceticismo em relação ao tema, agora cada vez mais estudantes em Portugal sentem vontade de criar o seu próprio negócio”, frisa em seguida, destacando a preponderância de levar por isso mais informação aos alunos da Escola.

Para o segundo dia do evento, 30 de março, a organização preparou um dia de conexão direta ao mundo do empreendedorismo com duas atividades, o Pitch Perfect e  o Empower Your Projectque por si só cumprem o propósito deste evento: inspirar e motivar.

No Pitch Perfect, os participantes tiveram oportunidade de contactar com os fundadores de startups criadas no Técnico e que aceitaram regressar  para dar a conhecer melhor as suas empresas, o que os motivou a enveredar por este mundo, e até fornecer algumas dicas aos potenciais futuros empreendedores, ajudando-os a perceber como conseguiram investimentos e contornaram obstáculos em fases cruciais do seu crescimento.

A verdade é que o átrio do Pavilhão de Civil que acolheu as duas atividades ganhou uma nova vida com muitos alunos a passarem pelas bancas das empresas ou abordarem os antigos alunos e investigadores da Escola que estiveram na génese da Just a Change, PLUX, Alfredo AI, CycleAI, Futah ou Sound Particles.

No Empower Your Project o foco passou para os alunos que puderam apresentar as suas ideias ou os projetos que estão a desenvolver perante um leque de jurados das maiores incubadoras do país, recebendo o seu feedback.

Ainda que esta seja a 1.ª edição, e ainda por cima o CONNECT tenha decorrido em simultâneo com outras iniciativas, Mariana Candeias assume que o balanço é muito positivo e realça que as várias atividades do programa cativaram a atenção dos alunos, registando várias dezenas de inscritos. Este sucesso e o interesse crescente pelo mundo do empreendedorismo deixam antever a existência de mais edições e Mariana Candeias não nega que seja essa a intenção: “é uma iniciativa que queremos continuar a organizar e a fazer crescer”.