Consórcio de Escolas de Engenharia promove formação na Academia do Arsenal

A Academia do Arsenal é o primeiro projeto que resulta de um memorando de entendimento assinado entre a Consórcio de Escolas de Engenharia e a idD Portugal Defence.

Para promover uma maior ligação entre as universidades, centros de investigação e empresas da Economia da Defesa, o Consórcio de Escolas de Engenharia (CEE), do qual o Instituto Superior Técnico faz parte, e a idD – Portugal Defence firmaram no dia 12 de abril um memorando de entendimento. Através deste protocolo, e dos vários projetos em que este se refletirá, procura-se reforçar a autonomia estratégica do país e potenciar o crescimento económico, o emprego qualificado e as exportações.

A Academia do Arsenal é o primeiro projeto resultante deste memorando. Envolvendo o Arsenal do Alfeite e da Associação das Indústrias Navais, a Academia do Arsenal pretende desenvolver um conjunto de programas com o objetivo de qualificar os profissionais da indústria naval, atrair e reter quadros superiores, designadamente ao nível de licenciatura, mestrado e doutoramento, e promover a inovação no cluster naval a partir do reforço da ligação entre a indústria e a academia.

Com raízes na escola de formação que funcionou durante décadas no Alfeite, este novo polo de excelência passará agora a servir todo o cluster naval com o desenvolvimento de programas de formação e ensino na área da engenharia, tendo em vista o reforço de conhecimentos e competências técnico-científicas. Os primeiros cursos da Academia do Arsenal serão lançados já no 4.º trimestre de 2021.

De acordo com o professor João Falcão e Cunha, diretor-executivo do Consórcio de Escolas de Engenharia “a Academia do Arsenal vai funcionar como uma plataforma que pretende garantir uma participação continuada no desenvolvimento tecnológico e científico” e na “qualificação e valorização dos recursos humanos para as organizações do cluster naval”. “Está previsto o reforço e consolidação de conhecimentos, competências e experiências, bem como oportunidades de pós-graduações e investigação envolvendo também os estudantes e Alumni das escolas que integram o CEE e de outras escolas com experiência relevante”, refere, ainda, o docente.

Os responsáveis pela assinatura deste memorando salientam ainda que “o protocolo assinado vem responder ao plano estratégico para o Arsenal do Alfeite na medida em que permitirá assegurar a formação, a motivação e disponibilização de jovens engenheiros para o desenvolvimento de trabalhos de inovação e eficiência operativa, assim como a criação de elementos de elevada qualificação tecnológica para integrar os projetos de modernização e manutenção a desenvolver com vista a criar um cluster naval”.

Já estão previstas outras iniciativas no âmbito deste memorando de entendimento, nomeadamente a criação para breve de uma academia aeronáutica.

Os projetos que surgirem no âmbito deste memorando serão coordenados pelo professor Virgílio Machado, diretor da FCT NOVA, em representação do CEE.