Campus e Comunidade

Criptomoeda, Social Media ou aplicações mobile: há de tudo na SET deste ano

A Semana Empresarial e Tecnológica é organizada pelos alunos do campus Taguspark e decorre até dia 15 de março.

Começou esta segunda-feira, 12 de março, a XV Edição da SET – Semana Empresarial e Tecnológica do Instituto Superior Técnico, que decorre até dia 15 no campus Taguspark.

O professor Arlindo Oliveira, presidente do Técnico, esteve presente na Sessão de Abertura, tendo reforçado a importância que este tipo de eventos tem na formação dos estudantes: “A organização destes eventos dá sempre muito trabalho e é algo que eu considero muito formativo. Os eventos contribuem muito para a vossa formação, mas também para a projeção do Técnico fora da escola”.

Para o docente, a SET, que tem como objetivo estabelecer contactos com empresas, partilhar experiências de profissionais e ajudar os alunos a descobrir oportunidades no mercado de trabalho, oferece este ano “um programa muito relevante para os alunos” das áreas da tecnologia e gestão.

Durante os quatro dias do evento, integrado nas Técnico Career Weeks, os alunos terão a oportunidade de participar em workshops, ouvir apresentações de empresas e integrar palestras e debates sobre temas diversos.

O primeiro, sobre “Cryptocurrency & Blockchain”, contou com a presença de Artur Goulão Ferreira, CTO e cofundador da UTRUST.io, João Ribeiro, diretor editorial do Shifter.pt e João Vieira dos Santos, advogado especialista em FinTech. Durante cerca de uma hora, os três falaram sobre o blockchain como uma “tecnologia disruptiva e inovadora”, das respetivas “consequências” (como a criptomoeda) e de oportunidades e desafios que surgirão.

Na base, no entanto, esteve uma tentativa de explicar o que são estes conceitos. “A analogia mais simples que encontrei para explicar a diferença entre o blockchain e os sistemas financeiros tradicionais é equiparar a sua diferença a um documento na Google Drive e um documento no Word”, resumiu João Ribeiro. “Num documento Word, enviamos, há alterações, enviam de volta. Na Google Drive todos vão fazendo alterações à base de dados em simultâneo – com uma diferença fundamental: nada do que lá está pode ser apagado.”

Jerónimo Martins, Unbabel, Novabase ou Synopsys são apenas algumas das empresas que vão estar presentes no campus Taguspark até quinta-feira, neste evento organizado por alunos dos quatro cursos presentes no campus e que, este ano, conta ter “mais empresas, mais workshops, mais palestras e mais alunos”, nas palavras dos seus responsáveis