Campus e Comunidade

MOOC Técnico: Matrizes de Markov 2019

Curso sobre a probabilidade de estar sol ou nuvens num determinado dia, a distribuição da população entre a cidade e os arredores ou como funciona o algoritmo de ordenação de páginas Web do Google.

Na nova edição do curso “Matrizes de Markov” o ênfase principal vai ser dado aos modelos de aplicação das cadeias de Markov, em que as matrizes são um dos principais protagonistas. Os outros protagonistas são os vetores de estado, que contêm, por exemplo a informação sobre a probabilidade de estar sol ou nuvens num determinado dia, ou ainda a distribuição da população entre a cidade e os arredores numa dada região.

Um dos seus objetivos é descrever e simular o procedimento do Google, PageRank, enquanto motor de busca, para ordenar por importância as páginas da Internet quando se faz uma pesquisa sobre um determinado tópico. Com este fim, serão usados conceitos e propriedades de matrizes e vetores, que são objetos matemáticos associados a Álgebra Linear, mas sobre os quais não é necessário ter muitos conhecimentos a priori.

Este curso (free) destina-se preferencialmente a um público com curiosidade por aplicações atuais de Matemática e a alunos do ensino secundário e 1.º ano do ensino superior das áreas de ciências e tecnologias (tópicos STEM – Science, Technology, Engineering and Mathematics).

Duração do curso (12 meses)
Data de início do curso: 22 de outubro de 2019
Data de fim do curso: 31 de outubro de 2020

Prazo de inscrições (11 meses)
Data de início: 15 de outubro de 2019
Data de fim: 30 de setembro de 2020

Linguagem: PT e EN
Modalidade desta nova edição: “ao seu próprio ritmo” (self-paced em inglês).

Mais informações.