Departamento de Engenharia Química leva Tabela Periódica às escolas

Cerca de 200 alunos da Escola Secundária de Odivelas tiveram oportunidade de assistir a uma palestra sobre os elementos químicos e de formar uma tabela periódica humana.

Os docentes do Departamento de Engenharia Química (DEQ), os professores Dulce Simão e Vasco Bonifácio, e as alunas Bruna Soares e Daniela Martins deslocaram-se à Escola Secundária de Odivelas para contagiar os alunos com o espírito de valorização da Tabela Periódica que tem mobilizado pessoas de todo o mundo ao longo dos últimos meses – neste que é o Ano Internacional da Tabela Periódica (TP).

Os cerca de 200 alunos das turmas do 10.º e 11.º ano da escola tiveram oportunidade de assistir à palestra do professor Vasco Bonifácio intitulada “Elementos sem fronteiras” e mais tarde desafiados a formar a TP Humana com a ajuda dos professores da escola. “De um modo geral os alunos aderiram bem à iniciativa, estavam entusiasmados e estiveram atentos à palestra dada. No momento de fazer a TP humana alguns deles até quiseram ficar com um elemento em específico”, relembra Daniela Martins. Houve também quem ficasse “com cara de espanto e indignação por não conhecerem o ‘seu’ elemento químico”, partilha, por sua vez, Bruna Soares.

Os resultados alcançados e os efeitos gerados – e que oscilavam entre o entusiasmo e a curiosidade por descobrir mais – são bastantes positivos, e por isso mesmo o grupo pretende dar seguimento à iniciativa levando-a até outras escolas. “É uma forma dinâmica de sensibilizar os alunos mais novos sobre a importância da TP e é também uma forma do DEQ conseguir chegar às escolas secundárias e dar a conhecer o nosso curso e as atividades que realizamos”, destaca Daniela Martins.