Dezanove projetos dos Núcleos de Estudantes premiados pelo Santander

Além de premiar as ideias vencedoras, a sessão desta segunda-feira deu a conhecer a essência e o potencial das mesmas.

Premiar e incentivar o mérito, o talento, a capacidade de gestão de tempo, a criatividade e a capacidade de concretização torna-se simples e justificável quando se olha para os projetos dos núcleos de alunos do Técnico. É isso mesmo que é feito ano após ano através do Concurso de Apoio às Atividades Extracurriculares dos Núcleos de Estudantes – CA2ECTécnico.  Esta segunda-feira, 16 de dezembro, foi a vez dos vencedores dos Prémios Santander Universidades para Núcleos de Estudantes, ao abrigo deste concurso, serem entregues a 19 projetos idealizados e concretizados à medida do talento dos alunos do Técnico.

O professor Luís Castro, vice-presidente do Técnico para a Gestão Financeira, abriria a sessão agradecendo ao Santander o apoio e o reconhecimento que é dado a estes projetos através destes galardões. “Uma das grandes forças motrizes do Técnico são os alunos, não só pela qualidade académica que os carateriza, mas também pelas atividades que desenvolvem ao longo do tempo que estão connosco”, afirmava. Para o professor Luís Castro, estas são “sem dúvida alguma, atividades enriquecedoras para quem nelas participa, mas também para os colegas que dela usufruem e são também um orgulho para a comunidade da escola”.

Por sua vez, o engenheiro Marcos Ribeiro,  diretor coordenador do Santander Universidades, partilhou o “gosto enorme  por estar nesta cerimónia, entregando estes prémios que distinguem alguns projetos que estão agora a dar os primeiros passos, e outros que acompanhamos há algum tempo e que muito nos honra ver crescer exponencialmente”. “Estes núcleos são de facto a força motriz no pulsar do Técnico”, vincou, salientando a importância dos núcleos onde os alunos encontram “um gosto e motivação adicional para vencer os obstáculos académicos que lhes surgem”. “Tendo em conta todos os projetos que temos apoiado, podemos dizer que no vosso caso o céu é mesmo o limite”, frisava o diretor coordenador do Santander Universidades.

Tendo bem presentes por experiência própria as mais-valias que advêm da participação nestas atividades extracurriculares, Francisca Simões, vice-presidente aluna do Conselho Pedagógico (CP), começaria a sua breve intervenção dirigindo-se aos colegas dos núcleos de estudantes. “Queria felicitar-vos pelo vosso trabalho, pela vossa capacidade de superação, pela vossa capacidade de criar”, disse. Fazendo referência ao “espectro alargado de conhecimento e vivências que chegam através destes projetos”, Francisca Simões apontava a importância destes prémios como forma de “reconhecer e incentivar estas ideias e a sua execução”. As últimas palavras da aluna seriam dirigidas ao Santander por “permitir o apoio destes projetos com tanto impacto na vida dos alunos, da escola, e de alguma forma também na sociedade”.

As mentes por detrás das ideias premiadas, os alunos, tomariam depois a palavra para explicar o trabalho que desenvolvem, apresentar os projetos que vêm reforçar essa ação e que serão apoiados por estes prémios, assim como os resultados que têm alcançado e que esperam continuar a superar. “Agradecemos imenso a oportunidade que nos estão a dar. Este prémio é o reconhecimento do nosso trabalho e é realmente muito importante para percebermos que o mesmo é valorizado”, frisava Sara Barroso, um dos elementos que integra as JEEC. Ainda que envolto em outras palavras, o agradecimento ao Santander nunca foi esquecido em nenhuma das intervenções.  Além dos agradecimentos, as breves apresentações dos alunos serviram para conhecer um pouco as ideias vencedoras, a forma como este apoio será usado e o impacto que terá no reforço do trabalho que estes estudantes realizam.

Nesta edição dos Prémios Santander Universidades foram distinguidos os projetos:

• FST 10d (FST Lisboa), 4.000 euros
  • BreakingDev ( NEETI), 2.000 euros
  • Curso de Expressão Dramática (GTIST), 2.000 euros
  • JEECs (NEECIST), 2.000 euros
  • MecanIST (Fórum Mecânica), 2.000 euros
  • Remodelação do espaço VPLab (PSEM), 2.000 euros
  • Rádio Zero: Prova de Conceito para Emissões Digitais (Rádio Zero), 1.500 euros
  • VIII Jornadas de Civil (Fórum Civil), 1.500 euros
  • XXIII Semana da Física (NFIST), 1.500 euros