Dias da PI partilham métodos para tornar a pesquisa sobre o estado da técnica mais eficaz

A sessão desta quinta-feira ajudou a esclarecer algumas dúvidas dos potenciais criadores de patentes e contou com a participação de uma examinadora do INPI.

A relevância dos Dias da PI mede-se pelo número crescente de participantes e pelas várias dúvidas que são levantadas e que conseguem ser solucionadas. Na passada quinta-feira, a 26 de setembro, teve lugar mais uma das sessões desta vez subordinada ao tema: pesquisa ao estado da técnica. Foram mais de duas dezenas os alunos, os professores e investigadores da comunidade do Técnico que marcaram presença, absorvendo todas as dicas que iam sendo facultadas e aproveitando a presença das formadoras do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e de elementos da equipa do Núcleo de Propriedade Intelectual (NPI) para solucionar algumas dúvidas que por vezes assombram os pedidos de criação de patentes.

A formadora e examinadora de patentes do INPI, a engenheira Isabel Nunes, aproveitou ao máximo o tempo em que se desdobrou a sessão para sublinhar a importância deste processo de pesquisa do estado da técnica, de modo “a robustecer a  proposta de patente antes de elas chegarem até nós”. Depois de explicar o que é uma patente e de facultar alguns conselhos sobre como formular uma melhor proposta, a examinadora do INPI explicava quais os tópicos em que deve assentar o processo de pesquisa e quais as melhores plataformas para o executar.

Grande parte da intervenção da examinadora foi dedicada a explorar o portal Espacenet que classificou como “uma plataforma bastante completa onde podem ser encontrados documentos desde 1936 até ao presente”.  A forma como a pesquisa deve ser feita, a importância das palavras-chave para uma procura mais bem-sucedida, e até as limitações deste portal foram sendo deslindados ao detalhe pela formadora do INPI. “Esta pesquisa vai permitir-vos distanciarem-se de soluções anteriores e fortalecer a vossa”, salientava, no final da sessão, a engenheira Isabel Nunes.

A próxima sessão dos dias da PI@Técnico realiza-se no dia 24 de outubro.