Campus e Comunidade

Direções futuras e oportunidades da Nanotecnologia evidenciadas por Lisa Friedersdorf

A diretora do National Nanotechnology Coordination Office (NNCO) foi a última convidada da palestra promovida pelo American Corner @Técnico.

Para os que trabalham, estudam ou tem curiosidade pela área das nanotecnologias, o nome de Lisa Friedersdorf é bem familiar e o seu trabalho inevitavelmente admirado. Por isso mesmo a oportunidade de a ouvir era única e esteve ao alcance da comunidade do Técnico no passado dia 27 de outubro.  A diretora do National Nanotechnology Coordination Office (NNCO), entidade diretamente dependente da Casa Branca, que está envolvida na implementação do programa National Nanotechnology Initiative (NNI), foi a convidada de mais uma palestra promovida pelo American Corner @Técnico, no âmbito da parceria com a Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) em Portugal.

A palestra, que decorreu em formato virtual, foi fortemente concorrida e participada, e focou-se nos desafios da implementação dos próximos 10 anos do NNI.  A oradora começou por referir os principais objetivos do programa que pretende assegurar a permanência dos Estados Unidos da América (EUA) na liderança da I&D em nanotecnologias, promover a comercialização da Investigação e Desenvolvimento (I&D) em nanotecnologias, assegurar a infraestrutura capaz de apoiar de forma sustentável esta I&D e a sua industrialização, envolver o público e expandir a força de trabalho, assegurar um desenvolvimento responsável das nanotecnologias.

Posteriormente a doutora Lisa Friedersdorf focou-se no carácter colaborativo e multidisciplinar destas atividades, que envolvem mais de 30 agências governamentais dos USA.  O NNCO coordena ainda atividades de divulgação e participação do público de diversas formas, incluindo webinars e podcasts, sendo também responsável pela rede de infraestruturas de I&D à disposição de todos os investigadores na área, e que estabelece, neste momento, uma parceria com a rede de linhas piloto da União Europeia (UE). Gere ainda a ciber-infrastrutura de apoio (nanoHUB) à comunidade de nanotecnologias.

A palestra chamou a atenção para os desafios de implementação de um programa estratégico multidisciplinar, como é o caso das nanotecnologias, nos EUA, perspetivando alguns temas em que se anteveem resultados com enorme impacto na nossa vida.