Campus e Comunidade

Docente do Técnico distinguido pela International Water Association

Além do prémio de mérito, o investigador e professor Rui Cunha Marques foi convidado para ministrar uma aula magna no Tribunal de Contas da União do Brasil.

O percurso académico e científico do professor do Técnico, Rui Cunha Marques, continua a ultrapassar fronteiras, e como prova disso surge o recente prémio de mérito atribuído na Conferência da IWA – The International Water Association, em Livorno, e também o convite para ministrar uma aula magna no Tribunal de Contas da União do Brasil. “Fico feliz por ver reconhecido o meu trabalho de mais de 20 anos sempre muito consistente, confirmando que a dedicação e a paixão pelo que fazemos, mais tarde ou mais cedo, é sempre recompensada”, declara o professor do Departamento de Engenharia Civil.

“Em mais de 20 anos de dedicação académica, realizou uma carreira honrosa, respeitada e bem-sucedida com mais de 400 publicações científicas, incluindo livros, teses e mais de 160 artigos de revista com referência”, pode ler-se no texto que acompanha a divulgação da distinção atribuída ao docente do Técnico. As áreas da regulação e avaliação do desempenho de serviços de infraestruturas têm sido o foco do trabalho do professor do Técnico desde 1994, tanto como engenheiro, investigador, professor mas também como consultor. Os contributos dados para serviços públicos de infraestruturas foram muito grandes em diversos domínios, “nomeadamente em termos científicos sendo dos investigadores nesta área com mais publicações e citações e com grande visibilidade” salienta o professor Rui Cunha Marques. “Procurei sempre colmatar a minha formação em engenharia com outras áreas complementares o que me permitiu sempre ter uma visão mais transversal sobre os problemas e desafios”,  afirma ainda.

No que respeita ao convite do Tribunal de Contas da União do Brasil e que muito orgulha o professor, é também ele um ato de “reconhecimento” como refere o próprio. “Os contributos fornecidos ao longo de muitos anos naquele país e pela minha visibilidade internacional naquele domínio”, tal como sublinha o docente, acabaram por tornar o convite natural.