Docentes e investigadores empossados nas novas categorias de carreira

O Técnico continua a reforçar e valorizar os seus quadros como bem o demonstra a tomada de posse de 12 docentes e investigadores esta terça-feira.

Teve lugar esta terça-feira, 14 de dezembro, mais uma cerimónia de tomada de posse e assinatura de contratos dos docentes e investigadores que iniciam o seu percurso no Técnico ou progredirem para novas categorias de carreira. No total, foram 12 os docentes e investigadores a rubricar o documento que oficializa o início desta nova etapa.

O evento realizou-se no Anfiteatro Abreu Faro e contou com a participação do presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, da vice-presidente para a Gestão Administrativa, professora Helena Ramos, do presidente do Conselho Científico (CC), professor Rodrigo Rodrigues e da presidente do Conselho Pedagógico (CP), professora Teresa Peña.  Os presidentes dos departamentos a que pertencem os docentes empossados, ou os respetivos representantes da direção, também fizeram questão de marcar presença neste momento tão simbólico.

Ao abrir a sessão, o professor Rodrigo Rodrigues frisou que existe nos órgãos da Escola uma enorme vontade de continuar a reforçar os quadros do Técnico, e também de “reconhecer o mérito onde este existe, sem prejuízo de manter uma fasquia alta”. “Queremos fazer isso de modo sistemático, de uma forma que também vos incentive a melhorar o vosso trabalho, procurando uma maior visibilidade e reconhecimento internacional desse trabalho”, disse, felicitando os docentes por esta conquista.

Para o professor Rogério Colaço, que desde o início do seu mandado presidiu já a várias destas cerimónias, esta é “de entre as tarefas de presidente do Técnico uma das mais gratificantes”. E rapidamente explicaria porquê: “o Técnico não vive sem as pessoas que o fazem, sem os seus professores e investigadores, que dão cumprimento à  nossa missão de formar pessoas, criar conhecimento, e de divulgar a Ciência e Tecnologia”, frisou.

Realçando que o programa de renovação e de valorização dos quadros da Escola arrancou há cerca de 7 anos, e que vem, desde então, a ser consolidado, o professor Rogério Colaço sublinhou que este “tem sido uma peça chave na capacidade de resposta do Técnico às solicitações da sociedade”, nomeadamente na formação do talento nacional. Além de felicitar todos os docentes contratados e que progridem na carreira, o presidente do Técnico agradeceu o esforço e o empenho que cada um coloca naquilo que faz.

Do Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares (DECN) tomaram posse: Marco Peres como Investigador Auxiliar e Octávia Monteiro Gil, como investigadora principal. Já Katharina Lorenz alcança a posição de investigadora coordenadora.

Joana Campos é a nova professora auxiliar do Departamento de Engenharia Informática (DEI).

Do Departamento de Engenharia Civil e Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos (DECivil) António Sousa Gago assinou contrato como novo professor associado. Rita Bento ocupa agora o cargo de professora catedrática do Técnico.

Do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC), Luís Rosado assinou contrato como professor auxiliar e Pedro Tomás como professor associado.

Margarida Catalão Lopes é a nova professora associada do Departamento de Engenharia e Gestão (DEG).

Do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) tomaram posse Frederico Afonso, como professor auxiliar, e Luís Cunha de Eça , como professor associado.

Pedro Mendes assinou contrato como novo professor auxiliar do Departamento de Engenharia Química (DEQ).