Campus e Comunidade

Duas dissertações repletas de “mérito científico e tecnológico” vencem Prémio Luís Vidigal

O júri do galardão atribuiu o prémio ex-aqueo aos trabalhos de Afonso Botelho e Simão Sarmento, ambos graduados em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

Afonso Botelho e Simão Sarmento, recentemente graduados em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no Técnico, são os vencedores ex-aequo da última edição do Prémio Luís Vidigal. O júri do galardão, presidido pelo professor Carlos Salema, decidiu distinguir as dissertações dos dois antigos alunos do Técnico “tendo em consideração o seu mérito científico e tecnológico e o seu grau de inovação”. Foram apresentados a concurso 17 trabalhos “de excecional qualidade” -como sublinha o júri-, oriundos de vários mestrados do Instituto Superior Técnico.

“Design and Application of Thrust Manoeuvres in a Constrained Spacecraft Rendezvous Context Using Optimal Control Techniques” é o título do trabalho que valeu a Afonso Botelho esta distinção. Ciente da importância deste galardão, o alumnus afirma sentir-se “verdadeiramente honrado por o júri ter considerado o meu trabalho merecedor desta distinção”. “Fico também muito agradecido pelo apoio que sempre tive dos meus orientadores, o Professor João Miranda Lemos e o Engenheiro Baltazar Parreira, que partilham o mérito”, declara ainda.

Na sua dissertação de mestrado, Afonso Botelho aborda “o problema do rendezvous orbital, que é uma manobra pela qual duas naves espaciais em órbita se aproximam, igualando a sua posição e velocidade orbitais, geralmente de forma a permitir o acoplamento entre as duas naves”, explica o alumnus do Técnico. Na tese, o autor explora este problema através da técnica de controlo preditivo com modelo (MPC), “uma poderosa estratégia de controlo ótimo que traz muitas vantagens para solucionar o problema”, como evidencia o próprio. “Uma vez que as trajetórias são geradas a bordo da nave e em tempo-real, é também abordada a questão de assegurar uma implementação computacionalmente eficiente do algoritmo”, sublinha o antigo aluno do Técnico.

“Concluiu-se que a aplicação da técnica MPC a este problema apresenta inúmeras vantagens relativamente às abordagens tipicamente utilizadas, permitindo gerar manobras mais eficientes, precisas, e robustas”, afirma Afonso Botelho, partilhando ainda outras contribuições facultadas pelo seu trabalho a esta área de investigação. Por entre estes contributos destaca-se “a extensão do algoritmo que permite assegurar a ‘segurança passiva’ nas trajetórias geradas, de forma computacionalmente mais eficiente relativamente ao que está atualmente disponível na literatura”, aponta o alumnus.

Conhecedor das mais-valias do seu trabalho, Afonso Botelho considera que o facto de o mesmo ter sido feito em meio empresarial, “num contexto muito próximo de quem lida na prática com o problema real, o que me permitiu ir de encontro aos problemas mais relevantes”, mas também a “orientação muito forte do lado académico” com que contou e que teve “uma contribuição inestimável para a qualidade científica do trabalho”,  terão influenciado a tomada de decisão do júri. Por fim, o alumnus salienta que o facto de se debruçar sobre o tema do espaço que “tem recentemente ganho muita atenção e interesse por parte do público em geral” poderá também ter contribuído para a distinção deste trabalho.

A outra tese distinguida, da autoria de Simão Sarmento, aborda outro dos temas quentes da atualidade: a Inteligência Artificial. No trabalho intitulado “Enhancing a Pairs Trading strategy with the application of Machine Learning”, o autor explora  como é que se pode recorrer a técnicas de Machine Learning para a otimização de uma estratégia de trading em mercados financeiros, chamada Pais Trading. “Concluiu-se que a integração das técnicas de Machine Learning exploradas pode acrescentar valor substancial na área. Mais especificamente, verificámos que a utilização de Unsupervised Learning permite selecionar os títulos financeiros em que investir, de forma mais eficiente do que as técnicas usualmente utilizadas”, explica o autor da dissertação. “Verificámos também que a introdução de um algoritmo de previsão de séries temporais permite otimizar os momentos de entrada e saída do mercado, minimizando dessa forma o risco para o investidor”, acrescenta.

Para Simão Sarmento os fatores diferenciadores do seu trabalho que o levaram a arrecadar  esta distinção podem ir desde: a aplicação de conceitos que são na sua génese muito técnicos num contexto bastante prático, que faz parte do dia a dia de vários analistas financeiros por todo o mundo”; o facto de o mesmo integrar  “uma análise bastante detalhada sobre as diferentes metodologias aplicadas para resolver o problema em análise”; e os próprios resultados atingidos, “que se mostraram muito satisfatórios e de aplicação quase imediata”. Dados os resultados interessantes, o alumnus sentiu um incentivo natural para os partilhar na comunidade científica. Além de publicada num formato de livro, para a série SpringerBriefs, esta tese já deu origem a um artigo submetido para publicação na revista internacional, Expert Systems with Applications. “Embora o artigo ainda não tenha sido publicado, a aceitação do mesmo pela equipa de revisão é uma confirmação sólida da qualidade do trabalho”, refere o alumnus.

Mesmo antes de saber desta distinção, Afonso Botelho já tinha a intenção de dar seguimento aos seus estudos com um doutoramento, porém este galardão acabou por aguçar ainda mais esta vontade. “Esta distinção veio reforçar muito essa ideia, e também validar que o tema tratado tem interesse não só pela parte da comunidade empresarial e do negócio, como também o tem pelo lado da investigação académica”, confessa. Até à data de início do seu doutoramento, o alumnus está a trabalhar na empresa de engenharia aeroespacial Elecnor Deimos, com a qual colaborou para a realização da tese. “Em paralelo, tenho também trabalhado na divulgação dos resultados da minha tese, tendo já sido aceite para uma comunicação na 11th International ESA Conference on Guidance, Navigation & Control Systems”, partilha ainda.

Já  Simão Sarmento está, neste momento,  a trabalhar a área de Private Equity.  Apesar de não estar  exatamente na área da sua tese, o alumnus não tem dúvidas que “a mesma foi um fator decisivo para a minha entrada no mundo financeiro”. Admitindo sentir já algumas saudades do Técnico, o antigo aluno recorda a escola que o formou como um local “onde estamos constantemente a ser desafiados, e a destreza com que somos obrigados a resolver qualquer problema é uma ferramenta que levo para a vida”.

O Prémio Luís Vidigal destina-se a galardoar anualmente o autor ou autora de uma dissertação de mestrado cujo tema se enquadre nas áreas científicas da Engenharia Eletrotécnica, Informática e Computadores e “que, no entender do Júri, reúna as melhores características científicas, de inovação e de qualidade”.  O galardão assume-se como uma forma de homenagear o grande cientista, pedagogo e gestor de investigação nos campos da Eletrónica, Telecomunicações, Informática e Computadores, o professor Luís Vidigal.