“É uma alegria voltar a ver o Salão Nobre cheio para acomodar o aniversário do Técnico”

O Técnico celebrou 111 anos. Entrega de mais de 300 diplomas, professores galardoados e homenagens aos trabalhadores do Técnico, foram alguns dos principais momentos da sessão solene.

Uma sessão preparada pelo Técnico, para a comunidade do Técnico, que se iniciou às 10 horas da manhã desta segunda-feira, dia 23 de maio, o dia em que se cumprem “111 anos de história. Um caminho cheio de desafios, que mantiveram a escola unida”, foi assim que Pedro Amaral, vice-presidente do Técnico, docente no Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) e responsável pelas Ligações Empresariais e Operações iniciou a primeira intervenção da manhã, destacando o ensino e a investigação, numa era em que o digital ocupa cada vez mais um lugar de destaque na sociedade, numa altura em que a rede de parceiros conta com quase 25 empresas “que contribuem decisivamente para apoiar os alunos, desenvolver talento e acelerar a inovação”.

A intervenção de Gonçalo Mamede, Presidente de Associação de Estudantes (AEIST), recordou a criação do Técnico por Alfredo Bensaúde, que aquando da criação desta escola, mal sabia que “estaria a desenhar um modelo transformador do ensino superior português”. Seguiu-se uma homenagem aos 33 mentores do Técnico, que acompanharam os novos professores e investigadores auxiliares, no seu início de funções.

Teresa Peña, presidente do conselho pedagógico do Técnico, fez uma introdução sobre os prémios de excelência para o 1.º e 2.º ciclos, salientando que “os premiados são selecionados exclusivamente pelos estudantes”. Foram premiados, no 1.º ciclo, o professor Francisco João Duarte Correia dos Santos, docente do Departamento de Engenharia Informática (DEI). E, no 2.º ciclo, o professor João Manuel de Freitas Xavier do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Computadores (DEEC).

De seguida, foram entregues mais de 300 Diplomas de excelência no ensino, divididos pelos departamentos de Bioengenharia, Engenharia Civil, Arquitetura e Georecursos, Engenharia e Ciências Nucleares, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia e Gestão, Engenharia informática, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Física e Matemática.

Depois de uma curta pausa, seguiu-se a intervenção de Paulo Rodrigues, funcionário não docente, que está no Técnico há dez anos, e que deu o mote para a homenagem aos trabalhadores com 25 anos de serviço e aposentados. Foram homenageados 19 funcionários.

Seguiu-se o discurso do professor Rogério Colaço, presidente do Técnico, que dedicou as suas primeiras palavras aos alunos, dizendo que “são o melhor que o país tem. E é em vós que reside a esperança de um futuro melhor que, hoje, simbolicamente aqui começa.” De seguida, salientou também a resiliência dos docentes numa época de pandemia, que exigiu a adaptação de todos, e reforçou o seu sentimento de alegria ao ver o Salão Nobre cheio para acolher a celebração deste dia.

Isabel Prudêncio, investigadora coordenadora do Técnico e presidente do Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares (DECN), que desenvolveu pesquisas na área do ambiente e património cultural e participou em diversos projetos multidisciplinares de cariz nacional e internacional, foi distinguida com o título de Investigadora Distinta 2022. Manuel Heitor, docente do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), com o título de doutor Honoris Causa, atribuído pela Universidade de Carnegie Mellon (CMU), (ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) foi igualmente também distinguido na categoria de Professor Distinto 2022. Ambos manifestaram os seus agradecimentos aos docentes, investigadores, técnicos, aos funcionários e a todos os que contribuíram para o desenvolvimento do seu trabalho científico ao longo das suas carreiras.

O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, engenheiro Carlos Moedas, enviou uma mensagem em vídeo a todos os presentes, dada a sua impossibilidade de comparecer presencialmente. Agradeceu “ao professor Rogério Colaço pela sua liderança e inspiração” e referiu que o Técnico foi e sempre será a sua escola, referindo-se à mesma como uma “comunidade de alunos e alunas, de homens e mulheres que têm um sonho: mudar o mundo.”

O Reitor da Universidade de Lisboa, professor Luís Ferreira, fez também uma intervenção indicando que “são muitos os desafios que enfrentam as universidades” mencionando as alterações legislativas, referindo que cabe ao governo dar às universidades o seu contributo para que “tenhamos leis mais estáveis e acessíveis”. Mencionou ainda a existência de desafios complexos que integram áreas da política, tecnológica e social.

A encerrar, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professora Elvira Fortunato manifestou ser “uma honra poder intervir na sessão que marca os 111 anos do Instituto Superior Técnico” destacando a escola como um exemplo em Portugal e no estrangeiro.

A sessão solene foi apenas o começo de um leque de iniciativas que marcaram a celebração do aniversário do Técnico. Da comunidade para o exterior, as comemorações continuaram no período da tarde até à noite, com a realização de um Dia Aberto à comunidade em geral.

Aceda à galeria de imagens do evento.