Engenharia Biomédica e Biológica em destaque nos Laboratórios Abertos do DBE

Demonstrações científicas de Ciências Biológicas, Bioengenharia, Imagiologia Biomédica, Biomecânica e Biomateriais, Células Estaminais e Medicina Regenerativa foram apenas algumas das que os participantes puderam observar durante toda a semana.

O Departamento de Bioengenharia (DBE) organizou, entre 6 e 10 de fevereiro, com a colaboração dos Núcleos de Engenharia Biológica e Engenharia Biomédica, a edição 2017 dos Laboratórios Abertos do DBE.

A iniciativa, destinada aos alunos do Ensino Secundário, contou com a participação de mais de 700 estudantes vindos de 15 escolas, que tiveram a oportunidade de assistir a palestras sobre a área da Bioengenharia – células estaminais, biotecnologia marinha, agentes anticancerígenos ou cirurgia robótica foram apenas alguns dos temas abordados – e participar em pequenas demonstrações experimentais de várias áreas científicas.

Os jovens tiveram ainda a oportunidade de ouvir o professor Jorge Leitão apresentar os dois cursos, Engenharia Biológica e Engenharia Biomédica, explicando o que são e quais as diferenças entre eles e falando sobre as saídas profissionais de cada um. Em todas as palestras, estiveram ainda representantes dos Núcleos de Engenharia Biológica e Engenharia Biomédica, que explicaram a sua missão (“fornecer as ferramentas necessárias para que os alunos aproveitem da melhor forma o curso”) e estiveram disponíveis para tirar dúvidas aos possíveis futuros alunos da área.