Candidaturas

Erasmus Mundus Joint Master Programme ‘MIR’ – Candidaturas

Nova data-limite de Candidaturas: 23 de janeiro de 2020

Está aberto o concurso para o Programa  Conjunto de Mestrado Erasmus Mundus, financiado pela UE, em Robótica Marinha e Marítima (MIR – Marine and Maritime Intelligent Robotics).

O mestrado MIR combina a robótica e a inteligência artificial de forma inovadora no contexto de avanço da ciência marinha e marítima e das suas aplicações tecnológicas. Este mestrado visa desenvolver a capacidade de futuros engenheiros de forma a permitir avanços no desenvolvimento e operação de novos sistemas de robótica com amplo impacto nas técnicas necessárias para a exploração e aproveitamento do oceano.

Os desafios que temos pela frente só podem ser ultrapassados reunindo os rápidos desenvolvimentos em robótica e métodos de Inteligência Artificial (IA), com vista à autonomia sustentada e à tomada de decisões online no implacável ambiente marinho. Este mestrado foi projetado para dar formação em robótica aplicada de última geração, destinada a melhorar a eficiência, a saúde, a segurança e o desempenho ambiental da indústria offshore, operações marítimas e estudos de ciências marinhas.

Após a conclusão do programa MIR, o aluno terá adquirido competências avançadas relativas aos processos e desafios marítimos, a fim de desenvolver robôs que irão interagir dentro deste meio e com ele, bem como desenvolver soluções tecnológicas para mitigar e se adaptar aos futuros desafios ambientais (como poluição, impactos das mudanças climáticas, etc.)

Os alunos do MIR podem-se especializar em um dos seguintes três percursos de estudo:
• Operações submarinas autónomas seguras;
• Robótica marítima cooperativa para aplicações científicas e comerciais; ou
• Robótica aplicada para missões de intervenção subaquática.

Percurso de mobilidade:
• Os candidatos estudarão um ano em França na UTLN (University of Toulon), após o qual irão fazer o 2.º ano de especialização na NTNU (Norwegian University of Science and Technology) na Noruega, no Técnico (Instituto Superior Técnico) da Universidade de Lisboa em Portugal, ou na UJI (Universid Jaume I) em Espanha.
• A tese de mestrado pode ser realizada em qualquer uma das 50 instituições parceiras (indústrias e centros de investigação).

Destinatários:
• Estudantes de todo o mundo, incluindo estudantes do Técnico.
• Os alunos devem ter uma sólida formação em matemática e nível B2 de inglês (cf. requisitos de admissão).

Prazo de candidaturas:
• Até ao dia 9 de janeiro 23 de janeiro de 2020.

Bolsas Erasmus Mundus:
• Este ano, serão concedidas 22 prestigiadas bolsas de estudo Erasmus Mundus.
• A bolsa Erasmus Mundus cobre os custos de participação (incluindo propinas), um subsídio mensal e uma contribuição para os custos de viagem e instalação.
• Cada candidato a quem será atribuída uma bolsa Erasmus Mundus receberá um subsídio de 1.000€/mês durante os 24 meses de duração do programa. A bolsa também inclui uma contribuição para custos de viagem e instalação de até 7.000€.

Mais informações.

Contactos: