“Este livro é uma aventura intelectual extraordinária em torno da geoestatística e dos reservatórios petrolíferos”

A afirmação é do professor António Costa Silva, e define a obra que os professores do Técnico, Amílcar Soares e Leonardo Azevedo,recentemente lançaram.

Decorreu na tarde desta terça-feira, 27 de junho, a apresentação do livro dos professores do Instituto Superior Técnico: Geostatistical Methods for Reservoir Geophysics. Tendo como pano de fundo o Museu Décio Tadeu, a apresentação da obra foi conduzida por um conceituado painel de convidados que pouco a pouco desvendaram os segredos da obra.

Depois do presidente do Técnico, o professor Arlindo Oliveira, felicitar os autores pela obra, ressaltando a sua importância e o conhecimento que congrega, foi a vez do CEO da Partex Oil and Gas, o professor António Costa Silva, expor o que a leitura da obra lhe suscitou.  “Este livro é uma aventura intelectual extraordinária em torno da geoestatística e dos reservatórios petrolíferos. Transmite paixão e lança o futuro”, descreveu.

Outro dos convidados foi o professor Mário Figueiredo, cuja experiência numa área tão distinta como a compreensão e codificação de dados acabou por trazer uma interpretação diferente do livro e que resumiu assim : “De forma muito bem escrita, reflete o conhecimento sólido que os autores têm, e assume-se como uma obra de leitura obrigatória para alunos, investigadores e interessados da área”.“ É sem dúvida alguma uma oportunidade para aprender”, concluiu.

Aos autores, Leonardo Azevedo e Amílcar Soares, couberam as intervenções finais, que se pautaram por agradecimentos, salientando,ainda,  que este livro escrito a quatro mãos é o resultado de muito trabalho e “uma paixão” inequívoca pela área.

A obra debruça-se sobre os mais recentes desenvolvimentos de metodologias geoestatísticas para integração de informação geofísica na modelização e caracterização de reservatórios petrolíferos. Através de casos de estudo de reservatórios do Brasil, Angola e Médio-Oriente, os autores apresentam e ilustram os modelos estocásticos de inversão sísmica e inversão eletromagnética.