Campus e Comunidade

Estudante de Engenharia Física Tecnológica destaca-se na primeira edição da Bolsa Active Cap

A Bolsa Active Cap conta com um estudante apoiado, a frequentar o curso de Engenharia Física Tecnológica.

A assinatura do contrato de entrega da Bolsa de Estudo Active Cap ocorreu a 18 de novembro, no Museu de Civil do campus Alameda do Instituto Superior Técnico.

Pedro Oliveira, estudante do 1.º ano de Engenharia Física Tecnológica, é o primeiro aluno do Técnico a beneficiar da Bolsa de Estudo Active Cap que visa apoiar estudantes do curso de Engenharia Física Tecnológica.

Para além de agradecer aos mecenas por lhe “possibilitarem esta oportunidade”, explicou como a bolsa impacta a dinâmica da família ao permitir que tanto ele como o irmão – a viver em Itália – possam estudar na sua “universidade de sonho”. 

Desta bolsa faz parte uma componente de voluntariado que, garante Pedro, ajuda-o “a ser mais humilde”. Nesse projeto, em que Pedro apoia em matemática, uma criança a frequentar o 5.º ano do ensino básico, está também envolvida Isabel Ribeiro. A investigadora do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR – Lisboa) realçou a importância deste “give back” e explicou que, neste caso, “o voluntariado é o suporte educativo a crianças do 5.º ao 12.º ano”. “O elevador social passa por isto”, concluiu.

Luís Melo, coordenador da licenciatura em Engenharia Física, agradeceu aos mecenas e também a Pedro Oliveira, de quem é professor, “por existir”. Tendo sido aluno do 1.º curso de engenharia física, o docente manifestou o orgulho de “ao fim de 37 anos o curso estar vivo”. Sobre o voluntariado, Luís Melo referiu que este “é uma cultura que é preciso apoiar e manter”.

A cerimónia de assinatura da Bolsa foi presidida por Francisco Melo, Vice-Presidente para a Área Académica. Nesta ocasião, o professor afirmou que estes “são sempre dias de alegria” e que “são os estudantes que fazem o nome da Escola e o levam mais além com os seus sucessos profissionais”.

Em representação da Active Cap, Inês Magriço afirmou que a empresa mecenas pretende “facilitar o caminho” dos estudantes, “tornar acessível uma educação de excelência” e desta forma alcançar uma “sociedade mais justa e equilibrada”.

Mais informações sobre as condições de elegibilidade para a Bolsa de Estudo Active Cap. Este programa de bolsas integra um conjunto de bolsas de estudo promovidas pelo Instituto Superior Técnico.