Estudante de Engenharia Química galardoada com o Prémio de Mérito Bondalti /Fundação Amélia de Mello

Carolina Lebre Branco é a vencedora do galardão atribuído pela Bondalti/ Fundação Amélia de Mello.

Carolina Lebre Branco, aluna de Engenharia Química, conseguiu a nota máxima à unidade curricular (UC) de Química Geral, uma classificação que lhe valeu o “Prémio de Mérito Bondalti/ Fundação Amélia de Mello em Química Geral”.

Agarrando o prémio, com um valor monetário associado de 1290 euros, Carolina Lebre Branco manifestou a sua satisfação por mesmo num “ano bastante difícil, que nos obrigou a grandes adaptações” ter “conseguido superar os meus objetivos”. Assumindo desconhecer o galardão até este lhe ter sido atribuído, a aluna frisava que apesar de não ter sido para isso que trabalhou e sim para benefício próprio e para alcançar o mérito, salientou a gratidão e contentamento com o reconhecimento.

A cerimónia de entrega do galardão decorreu esta sexta-feira, 15 de outubro, e contou com a presença do presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, do vice-presidente do Técnico para as Ligações Empresariais e Operações, professor Pedro Amaral, dos representantes das entidades mecenas, o Dr. Jorge Quintas, secretário-geral da Fundação Amélia de Melo (FAM), e o Dr. André de Albuquerque, administrador executivo da Bondalti, e de vários elementos do Departamento Engenharia Química (DEQ).

O presidente do Técnico salientaria que estes prémios são “altamente motivadores para o trabalho que é feito pelos nossos alunos”, agradecendo o apoio dos mecenas na atribuição do mesmo. Ao lembrar que há vários anos que o Técnico definiu esta estratégia de fazer este caminho na formação das gerações futuras e de criação de conhecimento “de mãos dadas com os seus parceiros do mundo empresarial”, o professor Rogério Colaço disse que “as universidades não podem funcionar como castelos”, sublinhado a necessidade de a academia abrir as suas fronteiras à sociedade e às empresas. “Continuaremos a aprofundar no Técnico este modelo de parceria com as empresas” assegurou.

De acordo com o Dr. Alfredo Albuquerque, esta excelência que o prémio reconhece é também aquilo que a Bondalti procura “alcançar todos os dias” nos mais variados aspetos da sua atividade, e que é também esta visão que contribui para a posição de liderança que ocupa em muitas áreas. “É a excelência um dos ingredientes que nos permite ser uma organização que atua de forma responsável, que atua para o futuro, e ainda uma organização que contribui para a concretização dos objetivos de desenvolvimento sustentável, dando alguns exemplos disso”, referiu.

O secretário-geral da FAM reafirmou a honra nesta parceria e a atribuição deste prémio que reconhece “a excelência de uma escola com alunos que se pretende muito empenhados, muito trabalhadores e de elevadíssimo mérito”. Justificando a atribuição deste prémio no âmbito de uma disciplina de Química, o Dr. Jorge Quintas frisava a vontade de através do mesmo enaltecer a química e o seu papel, combatendo algumas ideias erradas em torno da mesma. “A química é fundamental, é impossível viver sem Química, quando falamos de sustentabilidade esta é a chave da solução, quando falamos da agricultura também, mas não só”, vincou.

No âmbito deste galardão é também entregue um prémio ao DEQ enquanto responsável pela UC, no valor de 860 euros. A presidente do departamento, professora Teresa Duarte reiterou o valor desta ligação com a Bondalti e FAM, e no seguimento das declarações do Dr. Jorge Quintas realçou a importância da área. “Quando as pessoas falam da Química pensam que há uma Química boa e má, mas nós químicos só conseguimos ver a química boa porque estamos sempre a ver a sua aplicação, na parte da economia circular, sustentabilidade, etc.”, referiu a professora Teresa Duarte.