Campus e Comunidade

Estudante de Engenharia Química recebe primeira bolsa MNPinho

Maria Norberta Pinho, professora do Técnico, torna-se mecenas de bolsas de estudo da Escola.

A primeira bolsa MNPinho foi entregue a 26 de novembro de 2025, no Museu de Civil do Campus Alameda do Instituto Superior Técnico, pela mão da professora catedrática jubilada do que lhe dá nome, Maria Norberta Pinho. Clara Alves, estudante do 1.º ano do mestrado em Engenharia Química do Instituto Superior Técnico foi a contemplada da primeira edição.

Presidiu a cerimónia Francisco Melo que lembrou que são estas “pequenas ajudas que permitem que os estudantes façam outras atividades e não tenham preocupações mundanas para lá dos estudos”. O Vice-Presidente para os Assuntos Académicos espera que esta bolsa seja “quem sabe o começo de uma onda e se torne prática corrente” entre os professores da Escola”.

À mecenas, Clara Alves agradeceu “a oportunidade”, prometendo que vai “dedicar-se” aos estudos. “Tornou-se um modelo para mim” não apenas pela carreira construída, mas também pelo “interesse pela música e artes do mundo”, revelou a estudante.

Maria Norberta Pinho, que “pensava que este era um processo silencioso”, classificou a sua contribuição como “infinitesimal” e deixou votos de que a bolseira possa “perceber as potencialidades que a engenharia química lhe pode dar”. “O maior legado que o Técnico me deu foram os alunos”, concluiu.

O presidente do Departamento de Engenharia Química, Henrique Matos, lembrou que “os alunos não devem ficar à porta [do ensino superior] por necessidades financeiras” e agradeceu “a generosidade” da mecenas, cuja “idade não conta aqui”.

Marcaram também presença no evento, Teresa Duarte, Presidente da Assembleia de Escola, Joana Neiva Correia, coordenadora do Mestrado em Engenharia Química e Moisés Pinto, Vice-Presidente do Departamento de Engenharia Química para os Assuntos Académicos.

A Bolsa de estudo MNPinho é uma das mais de 20 apoiadas por mecenas para ajudar estudantes de licenciatura e mestrado dos vários cursos do Técnico.

Fotogaleria.