“Nascemos para resolver o ‘silêncio entre consultas’ – o vazio que os pacientes sentem nos dias entre sessões, quando mais precisam de apoio e menos o têm”, explica Francisco Martins. O aluno da Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, refere-se à Cozecare, da qual é cofundador – uma plataforma concebida para ligar utentes a psicólogos verificados, com apoio contínuo entre sessões através de check-ins diários, exercícios personalizados e transcrições automáticas de fala, entre outras funcionalidades.
Francisco Martins cocriou a aplicação com um colega da Universidade do Minho, cuja experiência com vários psicólogos lhes fez notar, em conjunto, os riscos de deterioração da saúde mental e falta de apoio contínuo entre sessões. O intuito da Cozecare é minimizar os ‘espaços vazios’ entre consultas agendadas, que poderão ser períodos de maior suscetibilidade para alguns pacientes.
“O conhecimento técnico que adquiri ao longo do curso em Engenharia Informática do Técnico foi diretamente aplicado no desenvolvimento da plataforma, permitindo-nos construí-la da forma mais sólida possível do ponto de vista de engenharia e produto”, partilha o estudante.
A Cozecare tem resultados para provar essa robustez – no final de abril, foi distinguida pelos The Ventures Portugal 2026 na categoria Best Traction, entre mais de 600 projetos participantes. Foi também finalista dos programas de empreendedorismo MIT 100k Portugal e Startup World Cup Portugal 2026, recebendo ainda uma menção honrosa no Prémio Nacional de Inovação 2026.
“Em cerca de 9 meses, construímos e validámos a plataforma junto de dezenas de psicólogos, com uma média recente de cerca de quatro novos psicólogos a juntar-se à plataforma por dia nas últimas semanas”, um ritmo que, a manter-se, “deverá levar-nos a ultrapassar os 100 psicólogos ativos já em setembro”, partilhava Francisco Martins em declarações antes das férias de verão. Na verdade, chegado o mês de setembro, a Cozecare conta já com 300 destes profissionais. “Estamos também em parceria com dezenas de universidades portuguesas em iniciativas ligadas à saúde mental”, acrescenta o agora estudante no Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores, que sublinhou ainda a participação da plataforma na Semana da Bioengenharia e Biomédica do Técnico (também apelidada de JOB2BE).