A equipa REN/ORION, formada por Marta Machado, Guilherme Ribeiro e Vasco Marques, estudantes do curso de Matemática Aplicada e Computação do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, recebeu o galardão Luís Alves Costa, que distingue a melhor equipa de estudantes, na 46.ª edição do Global Management Challenge. Além desta distinção, o grupo ficou em 4.º lugar entre as 8 equipas nacionais finalistas.
“Conquistar o prémio de melhor equipa de estudantes representa um enorme orgulho e um reconhecimento claro do esforço, dedicação e trabalho desenvolvido ao longo da competição”, afirma Vasco Marques. Do mesmo modo, Guilherme Ribeiro recomenda “vivamente” a participação na competição, destacando a relevância da experiência de simular a gestão de uma empresa num ambiente “dinâmico e realista”, bem como o “reforço” de competências como o trabalho em equipa, a comunicação e a cooperação. Além disso, acredita que, a nível pessoal, a experiência permitiu “desenvolver competências como o pensamento crítico e capacidade de decisão”.
Sem excluir a possibilidade de voltar a competir no futuro, Marta Machado sublinha que as suas prioridades passam por “concluir o curso” e prosseguir estudos de mestrado. Deixa ainda um agradecimento ao Técnico “pela oportunidade proporcionada” e à organização do evento “pela experiência exigente e extremamente gratificante”.
O Global Management Challenge é uma iniciativa portuguesa que teve início em 1980, tendo-se expandido para mais de 30 países no mundo. Esta competição internacional de estratégia e gestão consiste numa simulação interativa em que as equipas gerem uma empresa de modo a obterem o melhor desempenho possível. Esta edição contou com 457 equipas, das quais 8 chegaram à fase final nacional. Portugal será representado pela CGD/ACCOUNTEAM, equipa vencedora, que participará na final internacional deste ano, em setembro, na Nigéria.