Campus e Comunidade

Estudantes do Técnico organizam reencontro com alumni na área da gestão e inovação

Clube de Estudantes de Empreendedorismo e Inovação (SEntInnov) coordenou sessão de partilha entre estudantes do Técnico e colegas inseridos no mercado de trabalho.

O final da tarde de 18 de dezembro viu o auditório VA6 do Pavilhão de Civil do campus Alameda do Instituto Superior Técnico preenchido com estudantes e alumni da Escola. Em comum, tinham o facto de frequentarem ou terem frequentado o Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação e Empreendedorismo (MEGIE) do Técnico.

O recém-formado clube de estudantes associado a este curso, o SEntInnov, organizou o evento como parte das suas primeiras atividades, com o intuito de aproximar estudantes e alumni já inseridos no mercado de trabalho. Segundo Catarina Silva, presidente do clube, este tem como objetivo criar uma comunidade forte entre os estudantes do mestrado e, paralelamente, abrir o tema da inovação a toda a universidade. “A inovação é uma área muito dinâmica, e o nosso objetivo é expandir este espírito dentro e fora do Técnico”, partilha a aluna.

Francisco Morganho, atualmente consultor de sustentabilidade, veio ao encontro para partilhar a experiência de ter frequentado o MEGIE. O alumnus madeirense (que foi o primeiro estudante a defender a sua tese no âmbito deste mestrado) deixou conselhos sobre como gerir a conclusão de uma tese e um emprego em simultâneo, e respondeu às questões dos presentes. Em particular, destacou o impacto que o Técnico teve no desenvolvimento do seu pensamento crítico, competência adquirida transversalmente durante o curso.

À semelhança de Francisco, outros cinco antigos estudantes do Técnico recordaram as experiências que viveram na Escola, exercendo agora atividade profissional em áreas como gestão de produtos digitais, arquitetura de soluções de ventures, consultoria em tecnologia, negócios e sustentabilidade. Para a presidente do SEntInnov, o evento “é uma oportunidade importante, tanto para os estudantes do mestrado como para a comunidade do Técnico, de compreender o impacto que este mestrado pode ter nas suas carreiras”. “A inovação é uma área cada vez mais valorizada pelas empresas, que necessitam de profissionais com formação académica nesta área para vencer num mercado competitivo – queremos transmitir como este mestrado capacita os estudantes a ocupar posições estratégicas nas empresas, unindo os conhecimentos de engenharia com competências de gestão e inovação”, acrescentou.

Fotogaleria.