Campus e Comunidade

Estudantes do Técnico representaram Portugal em competição internacional

Junction Global Hackathon 2025 decorreu na Finlândia entre os dias 14 e 16 de novembro.

Duarte Pereira da Cruz, Daniel Borges e André Pagaime, estudantes da Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores no Instituto Superior Técnico, marcaram presença na Junction Global Hackathon 2025, apresentada como a maior hackaton de inteligência artificial da Europa. Entre os dias 14 e 16 de novembro, os estudantes participaram no evento em Espoo (Finlândia), onde representaram o Técnico e Portugal, e em que, segundo Duarte,  tinham “apenas 48 horas para idealizar, desenvolver, testar e apresentar uma solução funcional, num contexto de competição global com equipas muito experientes e altamente especializadas”.

Neste evento, os estudantes criaram o projeto BetterMeeting, um “assistente inteligente para reuniões, integrado diretamente nos Spectacles, os óculos VR/AR do Snapchat”. Desta forma, segundo Duarte Pereira da Cruz, é possível “tornar as reuniões mais produtivas e acessíveis”, utilizando “a visão e o áudio da pessoa que está a participar na reunião para gerar funcionalidades de apoio em tempo real”. Em termos de algumas funcionalidades, o sistema fornece: legendas em tempo real com os modelos de Speech-to-Text da ElevenLabs; extração automática de tarefas que são guardadas na agenda do utilizador, através do Google Gemini; transcrição completa da reunião, para que o utilizador possa rever o que foi dito nessa reunião no futuro; resumo da reunião, através do Google Gemini; um modo podcast que lê as transcrições e os resumos das reuniões, utilizando os modelos Text-to-Speech da ElevenLabs. 

O projeto serve para “simplificar a forma como equipas registam e acompanham a informação das reuniões, eliminando a necessidade de tomar notas manualmente e garantindo que nenhuma tarefa ou responsabilidade se perde pelo caminho”, como explica Duarte Pereira da Cruz. O público-alvo deste projeto são as empresas “com reuniões frequentes, especialmente em ambientes de elevada colaboração ou onde existam barreiras linguísticas”. O estudante acrescenta ainda que “acreditamos que este pode também ser um recurso inclusivo para pessoas com dificuldades auditivas”. Este projeto concorreu também para os desafios do Snapchat, da Google e da ElevenLabs.

 Os desafios do projeto “passam pela robustez da captura de áudio em ambientes ruidosos e pela necessidade de garantir uma latência extremamente baixa para que a experiência seja verdadeiramente natural”. Duarte admitiu ainda que estão “atentos ao tema da privacidade e segurança dos dados, que é crítico em contexto empresarial”.

“Foi muito especial sentir que estávamos a representar o Técnico e Portugal num palco global da tecnologia”, explica o estudante. “É um ambiente que nos tira totalmente da zona de conforto, mas que acelera a aprendizagem, a criatividade e o trabalho em equipa como poucas experiências conseguem”, acrescenta.

A equipa de estudantes do Técnico foi convidada a participar no evento, como consequência da vitória no JunctionX Lisbon 2025, a edição portuguesa da competição, onde alcançou o 1.º lugar na categoria Geral e no Peer Review. Nesse  evento, os estudantes desenvolveram o “Forest Guardian, um sistema de IA para deteção de acácias invasoras a partir de imagens aéreas de drones e de satélite”.