Estudantes internacionais recebidos “calorosamente” em cerimónia de boas-vindas virtual

Mais de 280 estudantes internacionais escolheram, este semestre, o Técnico para completar um período de estudos ao abrigo de vários programas de mobilidade internacional e de programas europeus.

As circunstâncias pandémicas não permitem orientar os novos alunos internacionais pelos corredores dos edifícios do Técnico, contar in loco as histórias dos vários espaços icónicos, nem encher – como tradicionalmente acontece- o Centro de Congressos. Ainda assim, todos os esforços foram feitos para que ao longo da semana, e também na cerimónia de boas-vindas, que decorreu esta sexta-feira, 26 de fevereiro,  os alunos internacionais que escolheram o Técnico para completar um período de estudos, sentissem o entusiasmo com que a Escola os recebe.

No decorrer da cerimónia os novos alunos tiveram oportunidade de conhecer um pouco melhor a escola e a sua excelência, descobrir alguns dos serviços e informações cruciais neste percurso. A esperança de um encontro ao vivo, o mais breve possível, foi ecoando nas várias intervenções.

Foi a vice-presidente Técnico para a Investigação e Assuntos Internacionais, professora Fátima Montemor, quem, em nome da escola, deu as “calorosas boas-vindas” aos mais recentes estudantes da instituição.

“Bem-vindos ao Técnico, a melhor e mais prestigiada escola de Engenharia em Portugal, e uma das melhores da Europa”, começaria por dizer a professora Fátima Montemor. Assumindo o orgulho e satisfação por receber, ainda que à distância, os novos alunos internacionais, a docente partilhou o desejo de que em breve a situação se possa alterar e “possam desfrutar do espírito caloroso de Lisboa, das atividades e da vida nos nossos campi”.  “O Técnico foi criado com a ambição de entregar ao país e ao mundo os melhores engenheiros e estamos muito orgulhosos de estar a cumprir esta missão”, sublinhava a vice-presidente. De seguida, e sustentando o que acabara de dizer, a docente elencou alguns dados de rankings internacionais, sublinhou os altos níveis de empregabilidade dos graduados do Técnico, e deu a conhecer a abrangente oferta formativa, as parcerias, os programas de mobilidade e os vários domínios em que se centra a investigação da Escola.

A professora Fátima Montemor não escondeu que a exigência do Técnico é uma realidade com que os alunos terão que se deparar,  aconselhando-os, por isso, a manter o foco nos seus objetivos, ao longo da “batalha”,  transmitindo a sua convicção que no final da jornada o esforço valerá a pena pela aprendizagem adquirida. “No final estarão satisfeitos e realizados por terem conseguido completar esta viagem muito desafiante e exigente”, afirmou. “Em breve, espero vê-los a todos aqui no campus”, concluía.

As breves apresentações do Núcleo de Mobilidade e Cooperação Internacional (NMCI) e do  Núcleo de Apoio ao Estudante (NAPE) complementariam na perfeição tudo o já fora dito, acrescentando alguns detalhes preciosos sobre processos, atividades e serviços, importantes para que o semestre decorra sem problemas. Os estudantes foram posteriormente encaminhados para salas Zoom privadas, onde tiveram oportunidade de assistir às apresentações dos coordenadores de mobilidade e esclarecer as suas dúvidas.

Apesar desta cerimónia ser o ponto alto da Orientation Week,  onde todos os alunos se reúnem, há muito mais para além desta,  mesmo em tempos de pandemia.  Durante a semana, o NAPE e o NMCI deram apoio aos estudantes em reuniões de Zoom, nas quais teriam oportunidade de conhecer os seus mentores e alguns colegas de curso. A Orientation Week estende-se até domingo, 28 de fevereiro, contemplando diversas atividades de integração adaptadas às contingências do novo enquadramento pandémico.

Destes 286 alunos que começam agora a experiência de aprendizagem no Técnico, 47 chegam ao abrigo de programas de mobilidade internacional fora da Europa, e 239 são alunos de programas Europeus. A Escola captou, este semestre, alunos de vários países fora da Europa tais como: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Índia, México e Uruguai.  Enquanto uma das melhores faculdades de Engenharia da Europa,  é também a escolha de vários jovens provenientes da Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Itália, Noruega, Polónia, República Checa, Suécia e Suíça.