Exposição redesenha história de disciplina fundacional do Técnico

A mostra acerca do “Desenho Técnico no Técnico” estará disponível ao público até 21 de dezembro e além do acervo de desenhos, e de vários elementos físicos relacionados com a temática, irá ser complementada por um conjunto de palestras.

Aprofundar o conhecimento sobre o acervo do Museu de Civil, mostrá-lo à comunidade, e fazer jus à importância que o desenho técnico teve desde os primórdios da Escola são os grandes objetivos da exposição que a partir desta terça-feira, 19 de junho, está à disposição da comunidade do Técnico, e a massiva adesão à inauguração augura o sucesso da mesma.

“Queremos fazer coisas novas por um lado, mas também queremos preservar a nossa história e divulgar o nosso património”, realçava logo de início o presidente do Técnico, professor Arlindo Oliveira. Também, de seguida, o vice-presidente do Técnico para as Instalações e Equipamentos, professor João Gomes Ferreira, destacou “a riqueza desta rede de espaços” e o trabalho feito para os rentabilizar porque “os museus não devem ser pó, devem ser organismos vivos, usados pela comunidade, porque é assim que eles têm valor”.

Agradecendo a adesão seguiram-se as breves palavras de dois dos responsáveis pela exposição, a diretora adjunta para a Gestão dos Museus, a professora Ana Tomé, e o comissário da exposição, o Arquiteto Duarte Nunes. “Este é um trabalho interdepartamental, que uniu alunos, professores e funcionários num resultado final que nos agrada a todos”, referia a professora Ana Tomé. “Estes eixos principais nos quais assentam esta exposição unem o passado ao presente através dos desenhos técnicos”, assinalava o Arquiteto Duarte Nunes numa breve descrição daquito que a a porta cerrada pela fita inaugural ainda não deixavam espreitar.

Alguns minutos depois era altura de confirmar o que o comissário da exposição traduzira em palavras. Rapidamente os vários expositores foram cercados pela curiosidade em relação aos múltiplos desenhos, alguns centenários, e alusivos a diversas áreas disciplinares do Técnico.  xemplos de exercícios desenvolvidos durante as aulas a partir de estampos, diversos esboços de projetos, instrumentos de desenho, modelos do passado, e ainda uma linha do tempo que auxilia a viagem na história são apenas alguns dos detalhes que pautam a vasta exposição. Além dos elementos fixos, são várias as palestras e demais atividades que irão complementá-la ao longo dos vários meses em que estará patente, havendo semanas temáticas que lhe darão ainda mais dinamismo.