Falecimento do Professor Catedrático Distinto do Técnico Amílcar Sernadas

As últimas homenagens poderão ser prestadas entre as 17h e as 20h do dia 8 de Fevereiro na Igreja São João de Deus, saindo o funeral às 11h do dia 9 de Fevereiro, para o cemitério do Alto de São João.

O professor Amílcar Sernadas, distinguido com o título de Professor Distinto na cerimónia de aniversário do Técnico em 2016, pelas mãos do presidente da República, professor Marcelo Rebelo de Sousa, faleceu esta terça-feira, dia 7 de fevereiro de 2017.

O Técnico, a Universidade de Lisboa e toda a academia portuguesa ficaram mais pobres com o desaparecimento de um grande vulto da Matemática contemporânea. Possuidor de uma personalidade marcante, distinguiu-se pelas contribuições excecionais para a liderança académica e científica do Instituto Superior Técnico, em várias vertentes e em particular na área da Lógica e Teoria da Computação, área que (desde o trabalho pioneiro nos anos 30 de matemáticos como Gödel, Church e Turing) fornece fundamento à informática moderna.

A sua vida institucional foi muito relevante. As suas contribuições científicas mais importantes, que lhe granjearam reconhecimento mundial, muito contribuíram para o desenvolvimento da ciência da computação e da engenharia informática no país, pelas suas atividades como professor, académico e cientista.

Amílcar Sernadas nasceu a 20 de abril de 1952, em Angola. Licenciou-se, em 1975, em Engenharia Eletrotécnica no Instituto Superior Técnico. Doutorou-se, em 1980, na Universidade de Londres em Computer Science. Fez a agregação, em 1982, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em Análise Numérica e Computação. Era, desde 1990, Professor Catedrático no Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico.

As últimas homenagens poderão ser prestadas das 17h às 20h do dia 8 de fevereiro na Igreja São João de Deus, saindo o funeral às 11h do dia 9 de fevereiro, para o cemitério do Alto de São João.