FST 09e vai representar o Técnico na maior competição de estudantes de engenharia do mundo

O novo carro do FST 09 E foi apresentado numa cerimónia no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico que foi pequeno para tantas pessoas que queriam participar.

A equipa Formula Student Lisboa do Instituto Superior Técnico (IST) apresentou oficialmente o seu 9º carro de competição – o FST 09e – que representará aquela Instituição na Formula Student, a maior competição do mundo para alunos de engenharia. O protótipo, 100% elétrico e 100% português, conta com o apoio de oitenta empresas patrocinadoras.

Este ano a equipa portuguesa irá representar o IST em três das mais importantes competições do ranking mundial de Formula Student: FS East, no circuito Zalaegerszeg (Hungria), FS Germany, no circuito de Hockenheimring (Alemanha), e FS Spain, no circuito da Catalunha (Espanha). As competições terão lugar entre 17 a 21 de julho, 5 a 11 de agosto, e 20 a 25 de agosto, respetivamente.

Com quatro motores elétricos, o FST 09e atinge uma velocidade máxima de 107 km/h e apresenta um chassis monocoque em fibra de carbono pré-impregnada.

“O FST 09e teve como objetivo de design o aumento de fiabilidade de modo a potenciar o tempo de testes e por consequência chegar às competições com uma melhor preparação e maior conhecimento do carro. É um orgulho para nós e um desafio tremendo regressar à prova alemã, bem como estrearmo-nos na FS East”, afirma Henrique Karas, Team Leader da FST Lisboa.

O novo carro do FST 09e foi apresentado dia 26 de junho numa cerimónia no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico que foi pequeno para tantas pessoas que queriam participar.

Na abertura da sessão, o Presidente do Técnico, Arlindo Oliveira começou por dar os parabéns à equipa por mais um carro, sublinhando que “a Formula Student é um grande valor acrescentado para a imagem da escola”. E é um dos projetos dos alunos que faz questão de mencionar quando lhe pedem para enumerar projetos desenvolvidos pelo Técnico.  Até porque “o que projeta a imagem do Técnico como escola de excelência no ensino da engenharia, nacional e internacional, é a qualidade das pessoas que aqui formamos, que depois mostram na vida real, nas empresas dentro e fora de Portugal a qualidade do ensino. O mais importante dessa formação é aprenderem a trabalhar, a pensar, e resolver problemas novos e difíceis que lhes aparecem e isso é uma coisa que o Técnico faz de uma forma única a nível nacional”, acrescentou. Arlindo Oliveira deixou ainda uma palavra para os patrocinadores: “Estão a ajudar a formar os engenheiros do futuro, e os cientistas do futuro”, sublinhou.

Ao todo cerca de 80 empresas apoiam este projeto. A Novabase é a principal patrocinadora desde 2010.

“Isto é brutal!”, foi assim que João Nuno Bento, CEO da Novabase, definiu o projeto.

Na sua intervenção começou por dizer que todos os alunos do Técnico “no dia que acabarem o curso têm um emprego assegurado”.  Mas o importante é “terem o emprego certo quando acabarem o curso, que permita aprender durante toda a vossa vida e que vai permitir dar o vosso contributo para mudar o mundo”. Participar no Formula Student “é um excelente investimento que fazem” e que pode fazer a diferença num currículo. “O facto de estarem na Formula Student diz que a pessoa sabe o que é um projeto, sabe o que é trabalhar em equipa, sabe o que é ter um deadline, ensina as pessoas o que é responsabilidade”, sublinhou.

A FST Lisboa é a equipa de Formula Student do Técnico Lisboa, constituída por 40 estudantes de 5 cursos de engenharia diferentes. O projeto foi criado em 2001 e é atualmente a equipa de Formula Student mais ativa em Portugal, com 9 carros construídos: 3 movidos a combustão interna e 6 totalmente elétricos.

O novo carro do FST 09 E foi apresentado dia 26 de junho numa cerimónia no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico que foi pequeno para tantas pessoas que queriam participar.