FST Lisboa carimba apuramento para as mais importantes competições internacionais

A equipa de alunos do Técnico marcará presença na FS Czech, FS Austria, FS Germany e FS Spain.

Depois de em 2020 as competições de Formula Student terem sido canceladas e em 2021 apenas uma pequena parte da equipa ter tido oportunidade de representar o Técnico além-fronteiras, o ano de 2022 era esperado com todo o entusiasmo pela equipa de Formula Student do Técnico. O regresso não poderia ser feito da melhor forma, com a FST Lisboa a garantir um dos mais bem-sucedidos apuramentos dos últimos anos, assegurando a presença em 4 competições internacionais: FS Czech Republic, FS Áustria, FS Germany e FS Spain.

Na verdade, o resultado foi ainda melhor que este  visto que foram 6 as competições para as quais a equipa do Técnico conseguiu apurar-se, no entanto, devido à sobreposição de datas optou apenas por marcar presença em 4. No calendário competitivo da equipa cabe ainda mais um desafio: a estreia na Driverless Cup, onde terá a oportunidade de competir com o seu novo protótipo em modo autónomo.  “É o ano em que esperamos recuperar aquele que é o verdadeiro espírito das Competições de Formula Student”, refere Pedro Oliveira, Team Leader da equipa.

Apesar de em 2020 a equipa também ter consigo o apuramento para a FST Áustria, a competição acabou por ser cancelada devido à pandemia, e por isso a estreia neste importante palco de Formula Student acabará por acontecer este ano. De acordo com Pedro Oliveira poder marcar presença nesta competição é  “um marco importante para a equipa”.

Repetir a presença naquela que é considerada a maior competição europeia de Formula Student, a FST Germany, é também um feito notável que orgulha toda a equipa. A FST Lisboa conseguiu apurar-se de entre mais de 200 equipas e segundo Pedro Oliveira o segredo por detrás do sucessivo apuramento para o evento está relacionado com a preparação. “Aquilo a que chamamos “Dia dos Quizzes” – o dia em que realizamos as provas de candidatura para as várias competições de Formula Student, é, no fundo, um grande teste à nossa concentração, à nossa resiliência e capacidade de organização. A FST Lisboa treinou durante vários meses para este dia e, só assim, é possível estar ao lado das melhores Universidades do mundo, no acesso a estas competições”, partilha o aluno do Técnico.

Para fazer face ao calendário competitivo atribulado deste ano, a equipa incluirá na estratégia novamente “muita preparação e organização”. “São a chave para uma Época de Competições bem-sucedida”, vinca Pedro Oliveira. “O nosso foco é chegar às competições com o protótipo no pico do seu desenvolvimento, mas para além disso é preciso estarmos preparados enquanto equipa. Todos têm as suas funções e responsabilidades muito bem definidas para que o trabalho em equipa, no ambiente de elevada pressão que é o que se sente nas competições, seja o mais harmonioso possível”, explica o líder da equipa.

Introduzida este ano pela primeira vez nas competições de Formula Student, a Driverless Cup será também um dos grandes desafios desta época. “A FST Lisboa, tenta, mais uma vez, estar na vanguarda da Formula Student a nível internacional e decidiu abraçar este desafio no seu primeiro ano, ao lado de equipas de universidades como a TU Munique, TU Delft, NTNU Trondheim ou KTH”, destaca o aluno do Técnico.  O FST 11 com que a equipa competirá nesta categoria irá reunir o melhor dos seus dois antecessores, o FST 10e – Mobilidade elétrica de alta performance – e o FST 10d – mobilidade autónoma- e irá competir nas provas sendo guiado por um piloto e/ ou em modo 100% autónomo.  “A equipa tem dado passos importantes no desenvolvimento de ambas as vertentes do protótipo, sendo a nova e mais eficiente bateria um dos pontos de interesse, assim como as novidades ao nível da perceção e controladores utilizados na condução autónoma”, revela Pedro Oliveira.

O calendário competitivo da FST Lisboa arranca com a FS Czech Republic (18 a 23 de julho) e termina com o torneio em Espanha, entre 29 de agosto e 4 de setembro.