“Hortus IST” recebe a primavera em dia de aniversário

A horta do campus Alameda do Instituto Superior Técnico comemorou o 2.º aniversário com um piquenique aberto a toda a comunidade, no dia 20 de março.

O “Hortus IST”, jardim da biodiversidade e da permacultura, celebrou, no dia 20 de março, dois anos de vida, com um piquenique. Ali, ao lado do Complexo Interdisciplinar do campus Alameda do Instituto Superior Técnico, alfaces, brócolos, favas, alho francês e acelgas convivem entre si, respeitando os princípios de permacultura. Estes pressupõem um espaço dividido por “vários setores e tipos de plantas” em que há “rotação das culturas para o solo respirar”, explica Rita Santos, estudante do 5.º ano de Engenharia Física Tecnológica e integrante do grupo de estudantes ambientalista do Técnico, o  AmbientalIST.

Em dia de aniversário, todos foram convidados para um almoço junto ao prado, também resultado dos trabalhos iniciados no Equinócio da primavera de 2021. O programa incluiu ainda uma sementeira de girassóis, uma oficina de bombas de sementes e um concerto acústico.

Na horta, o trabalho é colaborativo e toda a comunidade pode envolver-se, tanto nos encontros de voluntários de quarta-feira, às 13h, como até doando sementes. “As sementes têm diversas origens, evitamos comprar”, explica Silvia Di Salvatore, investigadora no  Centro de Ambiente e Tecnologia Marítimos (MARETEC) e coordenadora do “Hortus IST”. As sementes das favas que nascem na horta, por exemplo, vieram de Odemira. “Foi um professor que deu. São umas sementes que ele tinha, que estão na família dele há 50 anos”, conta. O professor continua a acompanhar o crescimento das favas e fotografa a sua evolução. “Depois manda-me as fotografias e diz ‘olha, como estão grandes’”, partilha.

Nesta horta promovem-se “os laços entre as pessoas e a aprendizagem informal”, defende Pedro Baptista, aluno do 4.º ano de Engenharia Física Tecnológica e membro do AmbientalIST. A “sensação de pertença à comunidade” desta atividade que consideram “terapêutica” é, em simultâneo, uma forma de criar um “oásis para a biodiversidade” (com dois hotéis para insetos), na opinião de Rita Santos e Pedro Baptista. Neste espaço que também se pretende “de pausa” há mesa e cadeiras que “deambulam no jardim” para não danificar o prado, acrescenta Sílvia Di Salvatore.

Os produtos desta horta sinérgica são regularmente doados à Casa de Apoio ao Sem Abrigo (CASA) e à associação Refood. A iniciativa “Hortus IST” enquadra-se no projeto Técnico + Verde (Técnico Sustentável, IST-Ambiente), que tem por objetivo desenvolver um plano integrado de iniciativas para o campus, de forma a tornar os espaços exteriores acolhedores, biodiversos e sustentáveis.

Ver galeria fotográfica