Innuos junta-se ao conjunto de mecenas que apoiam o talento do Técnico

A cerimónia de assinatura do contrato de bolsa de Nuno Martins, o primeiro bolseiro do “INNUOS SEED Programme”, decorreu na passada quinta-feira, em formato híbrido.

“És o primeiro bolseiro que apoiamos e parece quase que estava escrito nas estrelas porque não sei se te apercebes, mas o teu nome é igual ao do Nuno Vitorino, o cofundador da Innuos, que também tem como apelido Martins”, dizia, entre sorrisos, a engenheira Amélia Santos, cofundadora da Innuos, ao aluno Nuno Martins, ao primeiro bolseiro do “INNUOS SEED Programme”. A verdade é que podia até não estar escrito, mas passou a estar, e a Innuos passa a incorporar o leque de mecenas que apoiam estudantes da Escola que revelam “reconhecido mérito e cuja situação social assim o justifica”. A cerimónia de assinatura do contrato de bolsa decorreu na passada quinta-feira, 1 de abril, em formato híbrido.

A importância do momento foi sendo, por diversas vezes,  reiterada pela engenheira Amélia Santos que relatou a vontade que já há algum tempo invadia os dois empreendedores de “apoiar quem está à nossa volta e retribuir o que nos foi dado”. “Durante uns anos achámos que era cedo, mas felizmente a empresa tem crescido muito bem. Estamos, neste momento, presentes em 40 mercados diferentes e com vários mercados com vontade de começar a vender os nossos produtos. Sentimos que esta seria a altura de o fazer porque pensamos que há um conjunto de alunos que pelas circunstâncias da pandemia podem precisar ainda mais da nossa ajuda”, denotou a também alumna do Técnico.

A mecenas vincou ainda que pelo que conhece do percurso do aluno, esta bolsa é mais que merecida, desejando que o jovem continue a ter o “percurso brilhante” que teve até agora, e aconselhando-o a “absorver o máximo que puder” daquilo que está à sua volta, acreditando sempre nas suas capacidades.

O engenheiro Nuno Vitorino, também antigo aluno do Técnico e cofundador da Innuos, pegaria nesta deixa, e partilharia com o bolseiro que a ajuda que está ao seu dispor a partir de agora vai para além da bolsa tangível. “Nós já fizemos o curso, estivemos no Técnico, já temos muitos anos no mercado, e gostávamos de te oferecer essa experiência. Estamos disponíveis para te ajudar e dar o aconselhamento que precisares, seja qual for o assunto”, frisou o alumnus.

Nuno Martins, aluno de Engenharia Informática e de Computadores e beneficiário desta bolsa de estudo, fez questão de expressar a relevância deste apoio no seu percurso. “Agradeço do fundo do coração à Innuos e agora estou muito motivado para dar o meu melhor”, frisou.

A gratidão da Escola aos mecenas foi sublinhada pelo professor Alexandre Francisco, vice-presidente do Técnico para os Assuntos Académicos. “É sempre importante para nós vermos reconhecido o mérito dos nossos alunos, mas também ver esta vontade de os ajudar a ter melhores resultados e a conseguirem alcançar os seus objetivos, algo que é particularmente importante nesta fase que vivemos de pandemia em que todas as ajudas são poucas. Todos nós enfrentamos dificuldades diariamente e todos os incentivos são importantes”, afirmou o vice-presidente do Técnico.

A cerimónia híbrida contou ainda com a participação do professor Luís Veiga, vice-presidente do Departamento de Engenharia Informática (DEI) para o ensino, Carla Patrocínio, coordenadora da Área de Transferência de Tecnologia (TT@Técnico), e Isabel Gonçalves, coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Académico (NDA).