International Day leva os alunos numa viagem pelo mundo

"Na prática, estamos aqui para ajudar os alunos e para os orientar melhor na sua decisão de mobilidade."

Foi num terminal de aeroporto fictício, montado no átrio do Pavilhão Central, que decorreu mais uma edição do International Day (IDay) do Instituto Superior Técnico.

Ao longo do dia, centenas de alunos passaram pelo espaço e pelas várias “portas de embarque” para conhecerem os acordos de mobilidade e duplo grau que o Técnico tem com mais de 75 países, junto de representações diplomáticas, dos membros da Área Internacional ou mesmo de universidades estrangeiras. Polónia, Austrália, Estados Unidos, Índia, Japão ou Argentina foram apenas alguns dos países representados.

Ana Lucas, assessora da Área Internacional e membro da organização, garante que este foi um dos eventos com maior número de participantes. “Algumas delegações, como a da Austrália, que participam em feiras nacionais e internacionais, disseram-me que este foi o evento com mais alunos em que já participaram.”

Certo é que, durante várias horas, este foi um terminal apinhado de passageiros, que procuravam informações sobre todo o mundo. Eduard, aluno de Engenharia Informática e de Computadores, foi um dos que aproveitou para conhecer mais sobre os programas disponíveis. “Passei por aqui para saber as minhas opções. Gostava muito de estudar nos Estados Unidos, mas mantenho a mente aberta e estou a ver várias possibilidades.”

A grande diferença deste ano foi a presença de várias embaixadas e consulados no evento. “Pela primeira vez incluímos embaixadas e consulados, que podem trazer outro tipo de informação, diferente daquela que as universidades trazem”, explica Ana Lucas.

“Este evento é importante porque todos os anos o número de alunos que nele participam tem vindo a aumentar, o que demonstra um claro interesse dos alunos do Técnico em fazerem algum período de mobilidade ou algum programa de duplo grau. Na prática, estamos aqui para ajudar os alunos e para os orientar melhor na sua decisão de mobilidade.”