Ciência e Tecnologia

Investigador do Técnico eleito co-chair do grupo de trabalho sobre Física Fundamental com a LISA

O objetivo deste grupo de trabalho é coordenar as atividades da comunidade que trabalha em tópicos relacionados com física fundamental no âmbito da LISA.

Richard Brito, investigador do Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA) do Instituto Superior Técnico, foi eleito como jovem co-chair do grupo de trabalho “Física Fundamental com a LISA”. O grupo é composto por centenas de cientistas que votaram nos candidatos com perfil de liderança mais adequado e com contribuições científicas excelentes.

O objetivo deste grupo de trabalho é coordenar as atividades da comunidade que trabalha em tópicos relacionados com física fundamental no âmbito da LISA.

O Laser Interferometer Space Antenna (LISA) é um detetor de ondas gravitacionais que irá voar no espaço e será muito mais sensível do que o Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory (LIGO). A construção da LISA é uma missão conjunta da Agência Espacial Europeia (ESA) e da NASA e é esperado que este detetor seja lançado para o espaço durante a próxima década. A LISA é maior missão da ESA e o consórcio que trabalha na missão agrega milhares de cientistas do mundo inteiro.

Com a LISA será possível detetar, pela primeira vez, ondas gravitacionais emitidas durante a colisão de buracos negros supermassivos ou por sistemas compostos por buracos negros com dezenas de massas solares que orbitam em torno de buracos negros supermassivos. Estas deteções permitirão testar a gravidade e a natureza fundamental dos buracos negros com uma precisão sem precedentes. Para além disso será possível, por exemplo, estudar o ambiente, possivelmente composto por matéria escura, no qual essas binárias de buracos negros se movimentam e, dessa forma, responder a questões relacionadas com a natureza fundamental da matéria escura.