Investigadora do Técnico homenageada pela Royal Society of Chemistry

A contribuição da investigadora do C2TN-IST para o avanço das ciências radiofarmacêuticas foi refletida num número especial da revista Dalton Transactions.

No número especial da revista Dalton Transactions, intitulado Frontiers in Radionuclide Imaging and Therapy, A chemical journey from naturally radioactive elements to targeted theranostic agents, co-editado pelo também investigador do C2TN-IST, professor João Correia e pelos professores Angela Casini, da Cardiff University, e Chris Orvig, da University of British Columbia, investigadora do Técnico, a professora Isabel Santos, foi homenageada pela sua relevante contribuição científica para o avanço da química radiofarmacêutica, imagiologia molecular e teranóstica do cancro.  O simbólico gesto surge tendo como pretexto a recente aposentação da investigadora.

“Um dos nossos objetivos fundamentais foi de que o número especial refletisse os variados interesses científicos que a professora Isabel Santos foi demonstrando/tendo ao longo da sua carreira científica e que culminou com a sua contribuição, reconhecida nacional e internacionalmente”, explicou o professor João Correia. O número especial dedicado à química da imagem e radioterapia sistémica com isótopos radioativos, reflete os variados interesses científicos que a professora foi abraçando ao longo da sua carreira académico-científica, indo desde a investigação básica na área da química inorgânica e organometálica até às aplicações biomédicas de novos compostos e/ou nanoplataformas radioativos preparados e avaliados biologicamente.

A investigadora do C2TN-IST desenvolveu vários projetos no âmbito do “desenvolvimento de novas moléculas radioativas inovadoras para o diagnóstico por imagiologia molecular e terapia seletiva de diversas doenças, nomeadamente no âmbito da oncologia, doenças neurodegenerativas e doenças cardiovasculares”, aprofundou o professor.

A professora Isabel Santos terá ainda, como frisa o seu colega de investigação, sido dos primeiros cientistas portugueses “a trabalhar na área dos compostos (radio)químicos para teranóstica do cancro, ou seja, moléculas ou nanopartículas/nanofármacos que são capazes de ter uma ação diagnóstica e terapêutica em simultâneo”, assinala ainda o investigador. Foi também a primeira presidente do C2TN-IST, e pioneira na luta pela afirmação e inclusão das mulheres europeias na ciência, “sendo considerada um exemplo”, como se pode ler num comunicado preparado pela equipa.

Assim, neste número especial podemos encontrar artigos que abordam temas como:  os novos métodos de produção e radioquímica de radiometais, os complexos inovadores para teranóstica molecular; imagiologia multimodal e nanoparticulas de ouro para aplicações radiofarmacêuticas. João Correia salienta “as contribuições com uma componente clínica bastante forte, como é por exemplo o caso do artigo da equipa do professor Luís Costa, Diretor de Oncologia do Hospital de Santa Maria de Lisboa e Investigador no IMM/Fac. Medicina, que discute as aplicações clínicas de radionuclídeos para terapia usados comumente na prática clínica em oncologia.

Era intuito da equipa que liderou a formulação deste número especial que os artigos que o integrassem fossem da autoria ou co-autoria de ex-alunos de mestrado e doutoramento da homenagenada, e a meta foi atingida. “Além disso, a maior parte dos outros autores convidados são cientistas nacionais e estrangeiros de renome na sua respetiva área e com quem a professora Isabel Santos colaborou cientificamente ao longo dos anos”, frisa o professor João Correia.

Ao vislumbrar o resultado de tudo isto, a professora Isabel Santos afirma-se “surpreendida, emocionada e feliz por esta iniciativa que diz não só respeito a mim mas também a todos os colaboradores que comigo trabalharam, tornando possível os resultados obtidos”. Uma ação que reflete uma longa carreira científica, com mais de 40 anos, desempenhada “sempre com grande dedicação e com um entusiasmo e curiosidade que nunca diminuíram”, como a própria refere.