Isabel Sá-Correia, professora emérita do Instituto Superior Técnico, foi eleita Secretária-geral e secretária da Classe de Ciências da Academia das Ciências de Lisboa para o biénio 2025-2026. Por inerência, a fundadora da área científica de Ciências Biológicas da Escola será também membro do Conselho Científico.
O cargo a ocupar por Isabel Sá-Correia foi inicialmente desempenhado por José Francisco Correia da Serra, cofundador e um dos principais mentores da Academia das Ciências de Lisboa. À antiga presidente da Sociedade Portuguesa de Microbiologia caberá agora liderar a Secretaria-geral da Academia das Ciências de Lisboa, entre outras funções associadas à operação da instituição.
Após licenciar-se em Engenharia Química, no Instituto Superior Técnico, em 1975, doutorou-se na mesma Escola em 1984 com uma tese na área de Fisiologia de Leveduras e que conduziu à primeira patente do Técnico. Como Fulbright Scholar, concluiu pós-doutoramento em Biologia Molecular de Bactérias na Universidade Illinois em Chicago, em 1985/86. Obteve o título de Agregado em 1992, no Técnico. Em 2023 deu a sua última aula sobre ciências biológicas no Técnico, tendo em 2024 recebido a insígnia de Professor Emérito da Universidade de Lisboa.
No biénio 2025-206, assumirão também funções na Academia das Ciências de Lisboa, os professores do Técnico: Luís Oliveira e Silva (Tesoureiro), e como representantes da Classe de Ciências, Hélder Rodrigues (Direção do Arquivo Histórico), Carlos de Sousa Oliveira (Comissão do Património) e Isabel Ribeiro (Comissão de Publicações).