Isabel Vaz eleita uma das mulheres mais influentes de Portugal pelo quarto ano consecutivo

A antiga aluna do Técnico e vencedora do Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo volta a destacar-se na listagem da revista Executiva.

Isabel Vaz, antiga aluna do Técnico e uma das vencedoras do Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo, volta a integrar pelo quarto ano consecutivo a lista das mulheres mais influentes de Portugal. O Prémio “As Mulheres Mais Influentes de Portugal” é atribuído pela revista Executiva e distingue mulheres da área dos negócios, política, ciência, artes e cultura, da justiça e dos media. A cerimónia de entrega decorreu esta terça-feira, 25 de maio.

Licenciada em Engenharia Química no Instituto Superior Técnico em 1990, Isabel Vaz iniciou a sua vida profissional no Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica, assumindo depois funções como engenheira no Grupo Atral Cipan.  Em 1992, entrou na McKinsey, onde foi Senior Consultant durante sete anos, tendo participado em projetos na área da banca e seguros. Tiraria, entretanto, em 1994, um MBA na Universidade Nova.

Em 1999, a alumna do Técnico é convidada por Ricardo Salgado para criar o então Espírito Santo Saúde. Isabel Vaz comandou a operação que levou a empresa para a Bolsa e manteve a liderança depois de os chineses da Fosun adquirirem o grupo.  Avaliado em 550 milhões de euros, o Luz Saúde tem 15 mil funcionários, 30 unidades hospitalares, 590 milhões de euros em volume de faturação (dados de 2019).

Isabel Vaz é ainda administradora não executiva da Sonae Capital, dos CTT e preside à Capital Criativo HealthCare Investments II. Atualmente é membro do International Advisory Board do The Lisbon MBA.

Na edição de 2017 do Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo foi a alumna distinguida na categoria “Role Model” em reconhecimento do “percurso profissional e social”, “desde a sua graduação em Engenharia Química no Instituto Superior Técnico até à sua atual posição de presidente da comissão executiva do Grupo Luz Saúde” e ainda pela “forma como, com o seu exemplo, tem demonstrado a diversidade das competências proporcionadas na sua formação no Técnico”.

Além de distinguir o mérito e a influência, este prémio tem como objetivo dar visibilidade a mulheres que se destacam em várias áreas da sociedade para que sejam role models para todas as portuguesas.

Para apurar este conjunto diversificado de 25 nomes partiu-se de uma lista com cerca de 200 mulheres, de várias atividades e carreiras profissionais, procurando-se cobrir todos os campos tais como os negócios, a gestão, as artes e a cultura, a política, a tecnologia, os media, as celebridades, a filantropia e a organização governamental. Aplicaram-se, posteriormente e de forma o mais objetiva possível, as cinco métricas: carreira, imagem, rede, poder e fortuna, até se chegar ao leque de distinguidas. Isabel Vaz ocupa a 13.ª posição da listagem que é liderada pela ministra da saúde, Marta Temido.

Conheça as 25 premiadas.