Campus e Comunidade

IST Press edita o livro “Introdução à Mecânica dos Meios Contínuos”

O livro “Introdução à Mecânica dos Meios Contínuos”, de Fernando M. F. Simões, integra a Coleção Ensino da Ciência e da Tecnologia.

A IST Press editou o livro “Introdução à Mecânica dos Meios Contínuos”, de Fernando M. F. Simões, n.º 59 da Coleção Ensino da Ciência e da Tecnologia.

A Mecânica dos Meios Contínuos tem como objetivo principal formular matematicamente, e de um ponto de vista macroscópico, os problemas físicos que envolvem o movimento e a deformação dos corpos, isto é, obter as equações básicas que regem os respetivos fenómenos. Para o conseguir, é necessário conhecer certos métodos que foram sendo desenvolvidos ao longo do tempo, bem como a linguagem em que estes estão apresentados. Este texto didático constitui uma introdução à aprendizagem dessa linguagem e desses métodos, sempre com a preocupação da demonstração teórica das matérias abordadas e com vista às aplicações em Engenharia Biomédica, Engenharia Civil e Engenharia Mecânica. O texto inclui ainda alguns exemplos detalhada e didaticamente resolvidos, bem como vários problemas propostos para resolução.