João Santa Rita conquista Prémio Nuno Teotónio Pereira 2022

O trabalho final do doutoramento realizado no Técnico valeu ao arquiteto a distinção pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.

João Santa Rita, alumnus do Técnico, recebeu a 30 de janeiro o Prémio Nuno Teotónio Pereira 2022. O mais antigo galardão na área do imobiliário foi atribuído ao arquiteto pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.

Foi com a tese de doutoramento em Arquitetura, “Projetar com o Clima em Portugal: entre o Inquérito à Arquitectura Regional Portuguesa e a Revolução de Abril, 1955-1974”, desenvolvida no Técnico, sob orientação científica da Professora Ana Tostões, que o alumnus da Escola logorou esta distinção.

Neste trabalho, Santa Rita recorreu a seis casos de estudo de habitações unifamiliares, construídas nos 60, representativas das várias regiões de Portugal. Foi possível concluir que as estratégias de adaptação climática adotadas, principalmente para o verão, eram eficazes. Assim, ficou demonstrada a relevância daquelas “estratégias passivas solares para o conforto térmico das habitações que podem ser úteis à prática arquitetónica dos dias de hoje”, explicou a Professora Ana Tostões.