Jobshop do Técnico soma 35 anos de serviço aos estudantes

A maior e mais antiga feira de emprego portuguesa voltou ao campus Alameda, numa celebração do que é o Técnico, para mostrar aos visitantes mais sobre o mercado de trabalho.

A 35.ª edição da Jobshop do Técnico decorreu entre os dias 24 e 26 de maio, no campus Alameda. Com o slogan “Be in charge of your success”, mais de 100 empresas estiveram presentes nesta feira de emprego para responder a todas as dúvidas. A “elevada adesão das empresas” é prova de que “o Técnico é reconhecido no mercado de trabalho”, afirmou Bernardo Santos, Presidente da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST), entidade responsável pela organização do evento.

Nesta “celebração do que é o Técnico” como descreveu o presidente da Escola, Rogério Colaço, esteve, na cerimónia de abertura, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. Lembrando que “o mundo disputa talento e pessoas”, apelou à necessidade de “compromisso” por parte de todos – empresas inclusive – para “garantir que todos encontram respostas às suas expectativas”. Isto porque “ser jovem não pode ser igual a ter um trabalho precário”, realçou a ministra.

Ir à Jobshop pode não significar estar à procura de emprego. João Sereno e Beatriz Matias, ambos estudantes do 3.º ano de Engenharia Informática no Técnico, visitaram a feira “à procura de estágios de verão”. Querem “uma experiência prática” antes de entrarem no mercado de trabalho e “criar contatos com empresas”, em particular “fora da informática”. Maria Cunha, por seu turno, tenta encontrar “uma oportunidade para parceria” na realização da tese de mestrado. A aluna do 4.º ano de Engenharia Mecânica quer “trabalhar em robótica” e aspira a “sair de Portugal”.

Os regressos ao Técnico também fizeram parte desta que é “a maior e mais antiga feira de emprego de Portugal”, de acordo com a AEIST. Foi o caso da Omnidea, spin-off do Técnico dedicada ao desenvolvimento de soluções para a indústria aeroespacial como sistemas de propulsão, componentes para lançadores e reservatórios de pressão, exemplos referidos por Ricardo Penedo. O alumnus do Técnico foi um dos que voltou à Escola, nesta edição, como recrutador.

Ao longo dos três dias, mais de mil visitantes passaram pela Jobshop, que contou este ano com um aumento do número de empresas participantes, contou Rita Mendes, estudante da organização do evento, num “balanço muito positivo” desta última edição.