Jornadas de Engenharia Biomédica têm lugar no Técnico pela primeira vez

A 2.ª edição da JOB2BE trouxe ao Campus Alameda três dias de tecnologia e ciência na área da biomedicina.

Depois de uma 1.ª edição online, em 2021, a JOB2BE, semana da Engenharia Biomédica do Técnico, aconteceu este ano em regime presencial, entre os dias 6 e 9 de março, no Campus Alameda.

Durante três dias, data science em medicina, gamificação em saúde, terapia genética, edição génica e engenharia e neurociência foram os temas das palestras e workshops, organizados pelo Núcleo de Engenharia Biomédica do Instituto Superior Técnico (NEBM-IST).

A abertura do evento teve como convidados o presidente do Departamento de Bioengenharia, professor João Conde, o coordenador do Mestrado de Engenharia Biomédica, professor João Sanches e a vogal da direção da Associação Nacional de Estudantes de Engenharia Biomédica, Catarina Patrão. Os intervenientes destacaram a importância de iniciativas deste cariz para a comunidade estudantil, também por esta ser uma oportunidade de mostrar a realidade no campo da biomedicina.

Numa tentativa de aproximação entre os estudantes e o mercado profissional, houve também momentos de networking com as sete empresas participantes, no átrio do Pavilhão Central.

Uma segunda edição pensada por e para estudantes em que 40 se envolveram na sua organização e perto de 200 terão participado”, explicou Irina Lopes, uma das presidentes destas jornadas.