Jornadas de Engenharia Mecânica (MecanIST) garantem presença de 50 empresas na sua 12.ª edição

O evento organizado por estudantes do Fórum Mecânica aconteceu entre os dias 22 e 24 de fevereiro, no Campus Alameda.

Na sua 12.ª edição, a Jornadas de Engenharia Mecânica (MecanIST) contaram com 23 mesas redondas, dez workshops, nove palestras e uma feira, entre 22 e 24 de fevereiro. Foram três dias “a mostrar os vários caminhos” possíveis, à chegada ao mercado de trabalho, explica Beatriz Afonso, estudante do Técnico e coordenadora do evento.

Entre o Centro de Congressos e o Átrio do Pavilhão Central, do Campus Alameda, 50 empresas estiveram no MecanIST, organizado pelo Forum Mecânica / Núcleo de Estudantes de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico (NEMIST).

Nesta que “é uma maneira de aproximar os estudantes do mercado de trabalho, de forma mais informal”, os estudantes têm a oportunidade de submeter, através de uma plataforma, os seus currículos. Das 50 empresas participantes, apenas as escolhidas aquando da submissão poderão consultá-los. Desta forma, “há logo um pré-match”, esclarece Beatriz.

Presidiu a sessão de abertura do MecanIST, o professor Rogério Colaço. O presidente do Técnico aproveitou o momento para falar sobre a evolução histórica da atividade dos engenheiros que sendo a que “maior impacto tem no mundo, não tem muito reconhecimento”. E lembrou “o privilégio que é aprender”.