Jornadas Europeias do Património assinaladas no Técnico

Uma das 1200 iniciativas promovidas no âmbito das jornadas teve lugar marcado no Museu de Engenharia Civil.

As Jornadas Europeias do Património Cultural (JEP) 2018 não foram esquecidas no Técnico. Indo ao encontro daquele que era o mote do evento – “Partilhar Memórias”- escolhido pelo Conselho da Europa e pela Comissão Europeia, o Serviço Educativo dos Museus do Instituto Superior Técnico criou,  na passada sexta-feira, 28 de setembro, no Museu de Engenharia Civil, um programa que celebrou o evento internacional fazendo jus ao tema do mesmo.

No centro das atividades organizadas esteve a exposição “Desenho técnico no Técnico 1911-2018”, patente no Museu de Engenharia Civil desde o passado mês de julho. “Esta exposição tem um peso simbólico na memória da escola, estando diretamente relacionada com a nossa história, e por isso consideramos que se enquadrava nesta iniciativa”, vinca Natália Rocha, responsável pelo Serviço Educativo dos Museus do Técnico. As atividades distribuíram-se ao longo do dia, e além das visitas guiadas pelo professor Nuno Matos e pelo arquiteto Duarte Marques Nunes, comissário da exposição, realizou-se também a palestra: “Desenho Assistido por Computador: Do desenho em papel à realidade virtual, passando pelo CAD 2D e modelação 3D”, conduzida pelo professor João Pereira Dias. “As pessoas foram passando ao longo do dia, a adesão não foi proporcional aquilo que queríamos, mas conseguimos trazer público novo para o museu, e é esse o nosso foco”, destacou a responsável pelo Serviço Educativo dos Museus do Técnico. “A nossa missão é trazer a população do Técnico e o público em geral para estes espaços cheios de história. Há muita coisa para descobrir nos museus do Técnico”, assinala de seguida, deixando o convite a quem ainda não conhece a riqueza do património que estes museus albergam.

As JEP estenderam-se entre sexta-feira e domingo da semana passada, 28 a 30 de setembro, congregando um total de 1200 iniciativas promovidas por 800 entidades públicas e privadas.