Foi no Técnico Innovation Center powered by Fidelidade que foram anunciados os vencedores da 9.ª edição do programa Lab2Market do Instituto Superior Técnico, apoiado pela NTT Data. Na tarde de 3 de junho, dezenas de espectadores juntaram-se no átrio do edifício, à frente do telão suspenso pintado por robôs, para assistir à final do evento onde, de entre cinco grupos de finalistas que percorreram a formação oferecida pela iniciativa, foi escolhido o projeto mais inovador, que recebeu o prémio António Brandão Vasconcelos.
“FLASHGuard!”, proferiu a moderadora do evento, anunciando a ideia vencedora, que visa monitorizar os feixes utilizados em radioterapia FLASH (uma técnica promissora que reduz os efeitos secundários do tratamento do cancro ao recorrer a pulsos ultra-curtos de radiação). O dispositivo garante monitorização em tempo real do procedimento, aumentando a segurança e viabilidade clínica desta abordagem.
Os estudantes Gonçalo Ribeiro, Carolina Miranda e Gonçalo Roriz e os docentes Pedro Assis e Patrícia Gonçalves, inseridos no Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) e no Departamento de Física, compuseram a equipa que conquistou o título.
Mesmo que não se conquiste o prémio António Brandão Vasconcelos, chegar à final deste programa é meritório em si mesmo. Pedro Amaral, vice-presidente do Técnico para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo, deixou elogios a todas as equipas presentes por representarem “um pouco do melhor que temos aqui no Técnico, em termos da pesquisa e do mindset de levar coisas do laboratório para o mercado, tal como diz o nome do programa”. “Acho que nunca vi tamanho entusiasmo em pôr as coisas em prática como desta vez”, confessou, numa intervenção em que deixou agradecimentos à NTT Data e sublinhou que a parceria “dá dividendos” e “tem sido muito importante” para o Técnico.
Pedro Fonseca, director of University Relations and Digital Upskill da NTT Data, confirmou que a parceria tem sido frutífera. “São dez anos – nada duraria tanto se não acrescentasse valor a ambas as partes”, afirmou. Deixou igualmente uma palavra de apreço a todos os finalistas – “desde o momento em que começaram até agora, tenho a certeza de que já se sentem a milhas de distância; continuem a trabalhar em inovação responsável e a trazer melhores vidas às pessoas”.
As restantes equipas nomeadas como finalistas nesta nona edição:
- OctaPlat – Juan Portillo, Luís Gato e João Campos Henriques (Departamento de Engenharia Mecânica)
OctaPlat tem como objetivo reduzir os custos de eletricidade. Uma plataforma flutuante, construída em betão, gerará eletricidade em escala de megawatts a partir da energia das ondas, sendo também capaz de suportar grandes turbinas eólicas. - On-Board Railway Track AI – João Torres, Hugo Magalhães, Susana Vieira (Departamento de Engenharia Mecânica)
On-Board Railway Track AI desenvolve uma tecnologia de manutenção preventiva para vias férreas, detetando falhas de forma antecipada recorrendo a sensores compactos em veículos não especializados e machine learning. - Print’ n’eat – Diana Marques, Paola Alberte, Gonçalo Fernando, Afonso Gusmão, Frederico Ferreira (Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB) / Departamento de Bioengenharia)
Print’ n’eat utiliza bioimpressão 3D para produzir alternativas sustentáveis à carne e peixe, utilizando biotinta de origem vegetal e algas. Desta forma, é possível criar produtos com sabor, textura e valor nutricional semelhantes aos convencionais. - Self-healing e-biogels – Teresa Esteves, Diogo Dias, Duarte Almeida, Maria Resina, Frederico Ferreira (Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB) / Departamento de Bioengenharia)
Self-healing e-biogels são hidrogéis autorregenerativos, elásticos e eletrocondutores, desenvolvidos para aplicações médicas como regeneração de tecidos, cicatrização de feridas e engenharia de tecidos, permitindo um tratamento mais rápido e eficiente.
O Lab2Market é um programa de aceleração de inovação organizado pelo Técnico com o apoio na NTT Data, em vigor desde 2018. Ao longo de nove edições, o programa envolveu cerca de 100 candidaturas, tendo apoiado 45 projetos de mais de 150 estudantes, professores e cientistas. Entre esses, foram criadas nove startups (o equivalente a 20% dos projetos que passaram no Lab2Market nas nove edições, ou 46% considerando apenas as últimas três edições).