Laetitia Garriott: “Precisamos de celebrar a forma como as mulheres estão a fazer o futuro acontecer e a fazer avançar a Ciência e a Tecnologia”

Na palestra que conduziu esta quinta-feira, a empreendedora e investidora mostrou o caminho que tem sido feito por mulheres e o seu impacto no avanço de várias áreas.

“Há cerca de dois anos, a minha filha que assistiu a uma apresentação com os astronautas da missão Apollo, teve a oportunidade de fazer-lhes uma pergunta, e questionou porque é que não havia raparigas no palco. Um dos astronautas da Apollo, Russell Schweickart, respondeu: ‘não éramos tão inteligentes como somos agora’”.  Foi com esta história que Laetitia Garriott, empreendedora e investidora com mais de 20 anos de experiência no setor tecnológico e financeiro, deu início a uma palestra inspiradora sobre as Mulheres na Ciência e Tecnologia.

O título da apresentação “Women in Science and Technology – How have things changed for women, and how have things changed because of women” era por só convidativo, e a fundadora e CEO da Global Space Ventures acabaria por cumprir na íntegra as  expectativas que este poderia suscitar. Ao longo da palestra, Laetitia Garriott conduziu a celebração do caminho feito pelas mulheres nestas áreas, mostrando como de facto atualmente esta presença feminina se evidencia em tantos domínios e projetos.

Transmitida através da plataforma Zoom, a palestra organizada pela Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal, e que decorreu na manhã desta quinta-feira, 8 de julho, foi transmitida a partir das instalações do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa), no campus Alameda, no decorrer da visita de Laetitia Garriott à unidade de investigação do Instituto Superior Técnico.

“Penso que não só temos uma oportunidade, temos uma obrigação de ajudar a garantir que mais mulheres participem na Ciência e Tecnologia”, vincava a determinada altura, a oradora, contribuindo para tal, ao dar a conhecer ao longo da apresentação um lote de mulheres inspiradoras que se destacam nas mais variadas áreas desde: o espaço, a biotecnologia, a microbiologia, o empreendedorismo, etc. “Penso realmente que precisamos de celebrar a forma como as mulheres estão a fazer o futuro acontecer e a fazer avançar a ciência e a tecnologia”, referiu.

Por ser também parte do Conselho de Administração da XPRIZE, Laetitia Garriott faz não perdeu a oportunidade para falar da competição XPrize Carbon Removal, o maior concurso da história que pretende incentivar a criação de soluções para extrair dióxido de carbono diretamente da atmosfera ou dos oceanos, estimulando a comunidade a concentrar-se na resolução desta problemática. “Adoraríamos ver uma participação feminina muito elevada”, declarou.

Enquanto falava um pouco sobre a sua carreira, a investidora partilhou como um destes concursos, o GIL Junior Summit’ 95, marcou o seu percurso. “Considero que estes concursos de ideias, ou outras formas de abrir as nossas mentes, levam a conhecer-nos amigos para a vida, e mais importante ainda, dá-nos a sensação de que todos temos uma voz e um papel a desempenhar para ajudar a fazer avançar a humanidade e fazer o futuro acontecer. Isso ficou comigo ao longo dos anos, e de alguma forma deu-me confiança para tentar fazer a minha parte”, salientou.

A oradora salientou também o orgulho por fazer parte da direção do National Museum of Mathematics (MoMath)  e que tem como missão assegurar que o mundo da exploração e descoberta da matemática é acessível a todos. “Considero que trazer raparigas e crianças em geral, entusiasma-las em relação à Matemática e STEM desde cedo é crítico”, salientou. “Muito do nosso trabalho recente tem sido também focado no facto de estarmos a tornar a Matemática acessível a todos. Porque é realmente importante que os programas que oferecemos atendam à diversidade do público e a todas as crianças que podemos alcançar, para que todos tenham uma oportunidade de se envolverem com elas”, complementou.

No final da sessão, os participantes, maioritariamente do sexo feminino, tiveram oportunidade de fazer algumas perguntas à oradora em torno desta temática.