Campus e Comunidade

Leituras de verão: uma visita à estante do professor José Carlos Monteiro

Docentes do Técnico recomendam livros, de vários géneros, para ler durante estas férias atípicas, em pandemia.

O professor José Carlos Monteiro, presidente do Departamento de Engenharia Informática e investigador do INESC-ID revela as sugestões de leitura para este verão. Na lista de sugestões do docente do Técnico encontramos um livro que aborda os impactos sociais da Inteligência Artificial, um romance do escritor português Eça de Queirós e uma reconhecida obra de ficção científica.

A primeira sugestão do presidente do DEI é um dos livros mais sugeridos a quem quer descobrir a Inteligência Artificial e os seus efeitos, permitindo ao leitor uma aproximação leve e factual aos impactos sociais desta tecnologia.  Para justificar a eleição de “Hello World”, de Hannah Fry (2018), o professor José Carlos Monteiro faz um breve resumo do que podemos encontrar e absorver nas páginas deste exemplar:

“Este livro, que tem o subtítulo ‘How to be Human in the Age of the Machine’, discute de forma muito inteligente e envolvente o tema dos algoritmos e do seu impacto no nosso dia a dia. Apresenta um conjunto muito interessante de casos atuais, alguns dos quais temos consciência, outros bem mais subtis”, declara o docente do Técnico. “Discute também o futuro e até onde queremos automatizar os nossos sistemas, por exemplo: será que preferimos ser julgados em tribunal por um algoritmo que pesa de forma rigorosa todos os factos disponíveis, ou será melhor mantermos uma pessoa nesta função, com os seus defeitos, mas com algum nível de empatia?”, revela ainda o presidente do DEI.

Considerado um dos mais importantes e icónicos trabalhos de Eça de Queirós, a obra “A Cidade e as Serras” (1901) também faz parte da lista eclética de sugestões do docente. “Além da forma de escrita brilhante e deliciosa do Eça, é muito interessante que num livro escrito há mais de 100 anos seja discutida a questão da evolução tecnológica e as dúvidas que gera a um nível muito semelhante ao que discutimos agora”, vinca o investigador do INESC-ID, fundamentando a sua escolha.

Por fim, e por considerar que esta é uma obra que “se encaixa perfeitamente neste período excêntrico em que vivemos”, o docente do Técnico sugere a leitura a entusiasmante obra de ficção científica de Douglas Adams Reli “The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy” (1979).